PET Medicina Veterinária da UFFS- Campus Realeza realiza palestra
O evento faz parte do ciclo de palestras que o grupo PET organiza ao longo do ano, sempre na última sexta feira do mês.

Publicado em: 03 de maio de 2012 14h05min / Atualizado em: 04 de maio de 2017 14h05min

O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza realizou, no último dia 27 de abril, palestra com o tema “Regulagem e Manutenção de Equipamentos de Ordenha”, ministrada pelo Médico Veterinário e especialista da empresa GEA Farm Technologies – Westfalia Surge Brasil, Cristiano Massimo. Estiveram presentes cerca de 70 pessoas entre alunos do curso e produtores de leite de Realeza e região.

O evento faz parte do ciclo de palestras que o grupo PET organiza ao longo do ano, sempre na última sexta feira do mês, e está inserido no esforço do programa em promover a melhoria da qualidade do leite produzido pela agricultura familiar.

No início da palestra, Massimo comentou que hoje o produtor de leite é refém da informação, pois acaba sendo vítima da grande quantidade de opções de equipamentos de ordenha existentes no mercado e que pela falta de conhecimento sobre a ordenhadeira adequada para sua realidade perde muito em qualidade e quantidade na produção. Além disto, o uso inadequado deste equipamento provoca problemas no animal.

O palestrante enfatizou que cada fazenda produtora de leite é uma realidade diferente e que para cada uma existe um determinado modelo de equipamento, adequado ao número de animais e quantidade total de leite produzido. Porém, muitos produtores desconhecem este fato e fazem altos investimentos sem a menor necessidade. O que, segundo o palestrante, transforma o que seria um investimento em gasto.

Também foram abordados na palestra aspectos da saúde dos animais, da ergonomia do trabalho em ordenha e da qualidade do leite que são influenciados direta ou indiretamente pelo uso inadequado ou erros de projeto na implantação de sistemas de ordenha.

Segundo o tutor do PET, professor Adolfo Firmino da Silva Neto, este assunto é de extrema relevância para a formação dos alunos de graduação em Medicina Veterinária. “Especialmente para aqueles que irão trabalhar com produtores de leite de estrutura familiar. Pois, muitas vezes, eles irão ser consultados sobre a melhor opção de equipamento, uso adequado e cuidados com a manutenção. Além disto, muitas vezes a incidência de mastites, está relacionada com o uso inadequado de equipamentos de ordenha”, ressaltou.

Os estudantes diretamente envolvidos com a organização do evento, Fabrício Bernardi e Marina Possa, aproveitaram a ocasião para convidar a comunidade acadêmica da UFFS e dos produtores rurais de Realeza e região para próxima palestra do programa, que será realizada excepcionalmente na primeira sexta-feira do mês de junho, com o tema sobre resfriamento de leite.