Professoras do Campus Realeza integram ABLB-SC - Seccional Palhoça
As professoras Ana Carolina Teixeira Pinto e Danielle Nicolodelli ocuparam as cadeiras 11 e 8, respectivamente.

Publicado em: 30 de novembro de 2018 08h11min / Atualizado em: 30 de novembro de 2018 07h11min

Duas professoras do Campus Realeza receberam o convite para integrar a Academia Brasileira de Letras do Brasil de Santa Catarina - Seccional Palhoça (ABLB-SC). A cerimônia de posse dos integrantes da nova seccional da ABLB-SC foi realizada no dia 24 de novembro, no Centro Comunitário Ponte do Imaruim, em Palhoça. As professoras Ana Carolina Teixeira Pinto e Danielle Nicolodelli ocuparam as cadeiras 11 e 8, respectivamente.

A cerimônia de posse contou com a presença do presidente da ABLB-SC, professor Miguel João Simão, que entregou as medalhas e os diplomas aos novos acadêmicos. Presidentes de demais seccionais da ABLB-SC, representantes do governo municipal de Palhoça, familiares e amigos prestigiaram a solenidade.

A professora Ana Carolina Teixeira Pinto falou sobre a importância da criação da nova Seccional da ABLB-SC e sua participação como acadêmica. "As Academias de Letras tem um papel importante na valorização da arte e da cultura no geral, principalmente, na valorização da cultura literária, incentivando jovens escritores. O convite para integrar a Seccional Palhoça partiu do "Projeto Lerelena", de 2012, e que agora está prestes a virar livro. O compromisso que assumo é tentar unir ações em prol da cultura", destacou.

 

Mais sobre as novas acadêmicas da ABLB-SC - Seccional Palhoça

Danielle Nicolodellli

Cadeira: 08

Patrona: Antonieta de Barros

Padrinho: Antonio Rodrigues

Danielle Nicolodelle ingressou na UFSC, em 2005, onde licenciou-se em Física. Em 2011, torna-se mestre em Educação Científica e Tecnológica pela mesma instituição. Atualmente, é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC, e professora adjunta na UFFS - Campus Realeza. Atua na formação de professores de Física, com ênfase nos seguintes temas: história e epistemologia da física, mapas conceituais e aprendizagem significativa. Também está trabalhando no livro "Amor em próprio", de sua autoria, e que deverá ser lançado no mês de dezembro.

 

Ana Carolina Teixeira Pinto

Cadeira: 11

Patrona: Helena Kolody

Madrinha: Irani Sarmento Teixeira Pinto

Graduada em Letras (2004), mestre (2007) e doutora (2016) em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ana Carolina Teixeira Pinto escreveu seu primeiro poema aos seis anos de idade, também é autora do livro "Jovens Demais", livro de poemas de 1990, além de estar trabalhando para o lançamento de três obras para 2019: "Clichê para viagem", livro de poemas escrito com Sido Emu; "Lerelena", idealização, organização e participação no livro de poemas de nove poetas do Sul do Brasil que dialogam com a obra da paranaense Helena Kolody e um livro de contos inédito. É professora de Literatura Hispânica da UFFS - Campus Realeza e coordenadora adjunta de cultura, também coordena programas culturais na instituição, como o Grupo de Teatro La Broma e Produtora Cultural "Joaninha ou o que é?".