Publicado em: 07 de dezembro de 2022 13h12min / Atualizado em: 07 de dezembro de 2022 13h12min
Formado por um conjunto de 11 capítulos, o livro “O Sul e suas fronteiras: Linguagens e História” reúne textos que buscam lançar múltiplos olhares às fronteiras da região Sul do país. A obra organizada pelos professores do Campus Realeza Marilene Aparecida Lemos, Antonio Marcos Myskiw e Clóvis Alencar Butzge apresenta diferentes reflexões produzidas por pesquisadores que se dedicam, há muitos anos, ao estudo das regiões fronteiriças do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
O livro trabalha com o conceito de “fronteira”, o qual não se restringe à separação de países das regiões em foco, mas é compreendido a partir de suas práticas sociais, relações e outras dimensões da vida humana, evidenciando também aspectos da cultura, da língua, da política, etc. “O subtítulo ‘linguagens e história’ busca articular estudos que olham para as diferentes manifestações linguísticas (literatura, comunicação, legislação, educação, religião, por exemplo) como inerentes ao processo histórico”, conforme é explicado na apresentação.
A primeira seção é dedicada à “Educação, língua e linguagens de fronteira”, sendo formada por seis textos. Os capítulos destacam fenômenos linguísticos na região fronteiriça, análise de documentos que regulamentam os currículos para interpretar os efeitos de políticas linguísticas, a formação de professores de línguas e demais manifestações que consideram as particularidades dos territórios estudados.
Já a segunda seção “Histórias, literaturas e memórias fronteiriças”, possui cinco textos que evidenciam o cotidiano da/na fronteira e os distintos olhares sobre a exploração, a ocupação e a colonização da região. Nesse contexto, existem análises sobre a Guerra contra o Paraguai, o processo de instalação de grandes empresas, os relatos das expedições realizadas por viajantes brasileiros, as narrativas dos moradores da comunidade da Marmelândia/PR, e do romance “Amor a la tierra”, de Antonia Arrechea, como subsídio documental para a escrita da história da fronteira Argentina-Brasil.
Os textos presentes no livro são assinados pelos pesquisadores Silvia Etel Gutiérrez Bottaro, Eliana Sturza, Angelise Fagundes, Isis Ribeiro Berger, Marcus V. L. Fontana, Maria do Socorro de Almeida Farias-Marques, Adail Sobral, Froilán Fernández, Odair Eduardo Geller, Alberto Daniel Alcaráz, Bruno Pereira de Lima Aranha, Rosângela Margarete Scopel da Silva, Marcio da Silva Oliveira e Antonio Marcos Myskiw.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
31 de janeiro de 2025
Chapecó
30 de janeiro de 2025
Cerro Largo
30 de janeiro de 2025
Editora
29 de janeiro de 2025
Nossa UFFS