Publicado em: 26 de junho de 2023 16h06min / Atualizado em: 27 de junho de 2023 16h06min
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza está desenvolvendo um projeto de extensão sobre boas práticas de manipulação e fabricação de alimentos. As primeiras capacitações serão realizadas com merendeiras de cinco centros municipais de educação infantil (Cmei) e oito escolas municipais de Realeza. O projeto está vinculado ao curso de Nutrição da Universidade e conta com a parceria da Prefeitura de Realeza, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Vigilância Sanitária.
Para desenvolver as capacitações, foi realizado, inicialmente, um checklist para verificar as condições higiênico-sanitárias de cada um dos locais, o que será finalizado neste mês. Dessa forma, os treinamentos deverão iniciar no mês de julho e atenderão as especificidades de cada Cmei e escola. As ações são desenvolvidas por acadêmicos do curso de Nutrição da UFFS em parceria com a nutricionista do município responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, Mayara Borsa.
Projeto da UFFS atende cinco Cmeis e oito escolas municipais de Realeza (UFFS/Divulgação)
De forma geral, os cursos serão direcionados para atender merendeiras e auxiliares de cozinha e abordarão os seguintes temas: legislação, contaminação e doenças transmitidas por alimentos, infraestrutura adequada para manipulação/produção do alimento, controle de pragas e manejo de resíduos, higiene pessoal e boas práticas de higiene no local de trabalho (instalações, equipamentos, móveis e utensílios), controle de qualidade (recebimento, armazenamento, preparo e distribuição do alimento/refeição), controle de restos e sobras, assim como o reaproveitamento de alimentos.
A professora da UFFS e uma das coordenadoras da atividade Elis Carolina de Souza Fatel fala sobre a importância da adoção das medidas para garantir a qualidade higiênico-sanitária. “As doenças provenientes de alimentos contaminados se constituem em um problema de saúde pública, por isso a importância de se seguir as orientações e a legislação em vigor sobre boas práticas de manipulação e fabricação de alimentos. A partir disso, é possível assegurar que os alimentos estejam livres de contaminantes físicos, químicos e biológicos, além de estarem em conformidade com as necessidades nutricionais e expectativas dos consumidores”, detalhou.
Além das escolas, o projeto também planeja estender as atividades para estabelecimentos comerciais de Realeza, como bares, restaurantes, pizzarias, lanchonetes e produtores da agricultura familiar. Para isso, foi formada a parceria com a Vigilância Sanitária do município, contando com a colaboração das servidoras Camila Eduarda Viana e Vitória Karolini Betim Fieldkircher Caus. Os primeiros treinamentos devem ser realizados no mês de agosto.
O projeto de boas práticas de manipulação e fabricação de alimentos existe desde 2013, porém passou a integrar o novo programa de extensão CapacitaNutri da UFFS. Desde o ano de 2022, foram atendidos 22 estabelecimentos, com a realização de aproximadamente 100 capacitações de manipuladores de alimentos. Vinculado ao CapacitaNutri também está o projeto de rotulagem de alimentos que auxilia produtores rurais e pequenas empresas a obterem a tabela de informação nutricional dos alimentos que produzem.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
31 de janeiro de 2025
Chapecó
30 de janeiro de 2025
Cerro Largo
30 de janeiro de 2025
Editora
29 de janeiro de 2025
Nossa UFFS