Publicado em: 13 de março de 2013 14h03min / Atualizado em: 12 de abril de 2017 10h04min
Promover a saúde e o bem estar da população. Esses são os objetivos do Programa de Extensão em Segurança Alimentar e Nutricional (Nutrisan), desenvolvido pelo curso de Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. No primeiro ano de existência, 2.165 pessoas, desde crianças até idosos, receberam algum tipo de atendimento pelo programa. Para 2013, a meta é levar ainda mais qualidade de vida a 10,5 mil pessoas.
A coordenadora do programa, Amélia Dreyer Machado, comemora o resultado das iniciativas dos quatro projetos vinculados ao Nutrisan. “A comunidade externa alcança melhorias da condição de vida, por meio de ações de promoção da saúde, que focam a questão nutricional, o que não acontece com frequência na região. Por outro lado, a comunidade acadêmica também aproveita a oportunidade de ter um contato mais próximo com a comunidade, o que prepara os acadêmicos para a vida profissional. Atualmente, contamos com 12 estudantes bolsistas e 24 voluntários”, enfatiza.
No ano de 2012, os atendimentos foram concentrados em três municípios: Realeza, Santa Izabel do Oeste e Capanema. Este número também será ampliado, já que o Programa Nutrisan chegará as cidades de Ampére, Bela Vista da Caroba, Planalto, Pranchita e Pérola d'Oeste, além das já atendidas. “Isso será possível, pois o Nutrisan é uma das iniciativas da UFFS contempladas com recursos do Programa de Extensão Universitária, do Ministério da Educação. O financiamento é de R$ 100.536,95”, detalha Amélia.
Conheça os objetivos e os resultados dos projetos vinculados ao Programa Nutrisan
Projeto Ações educativas em alimentação e nutrição
O objetivo é contribuir com as ações de educação em saúde realizadas com grupos populacionais específicos, atendendo crianças, jovens, adultos e idosos, a fim de promover atitudes reflexivas em relação à alimentação, educação em saúde e nutrição de pessoas inseridas nos grupos. A coordenação do projeto é da professora Rozane Toso Bleil, com a colaboração das professoras Amélia Dreyer Machado e Eloá Angélica Koehnlein.
Entre as atividades desenvolvidas estão a Semana da Saúde, com o tema alimentos funcionais, o Mural da Nutrição na UFFS e oficinas culinárias, totalizando 875 pessoas atendidas no ano de 2012.
Projeto Atuação Interdisciplinar na Atenção Primária à Saúde
Ao longo de 2012, mais de mil pessoas foram beneficiadas com essa iniciativa. O objetivo do projeto é promover a formação de profissionais de saúde com qualificação técnica e científica superior, como também a atuação profissional calcada no espírito crítico, consciência cidadã e humanista, com desenvolvimento de um saber gerado a partir da realidade de saúde da população, buscando encontrar soluções para os problemas identificados, tendo por base a integralidade da assistência, além de propiciar aos acadêmicos a vivência de um trabalho interdisciplinar na Atenção Primária à Saúde.
As atividades realizadas foram: Mutirão da Saúde para o Público do HiperDia; Participação na distribuição mensal de medicamentos para os hipertensos e diabéticos, com orientações nutricionais ao público; Atividades conjuntas em escolas com a Técnica de Saúde Bucal; Tomada de medidas antropométricas do público do Programa Bolsa Família e Leite das Crianças.
A coordenação do trabalho é da professora Amélia Dreyer Machado, com a colaboração das professoras Rozane Toso Bleil, Rozane Márcia Triches, Eloá Angélica Koehnlein, Dalila Motter Benvegnu.
Projeto de Boas práticas de manipulação/ fabricação e rotulagem nutricional de produtos alimentícios
Coordenado pela professora Camila Elizandra Rossi, tendo a colaboração dos professores Alexandre Carvalho de Moura, Cassiani Gotâma Tasca e Jucieli Weber, o projeto busca habilitar trabalhadores dos ramos de manipulação e produção de alimentos envolvidos, principalmente, com a alimentação escolar e com a alimentação hospitalar, à adoção de práticas de higiene que promovam segurança alimentar e previnam a disseminação de doenças transmitidas por alimentos, bem como elaborar a rotulagem nutricional de produtos da agricultura familiar e fornecidos à alimentação escolar.
Cursos de caráter teórico-prático, com duração de 6 a 8 horas, foram ministrados nos municípios de Realeza, Santa Izabel do Oeste e Capanema, atendendo 150 pessoas.
Projeto de Formação de professores em alimentação e nutrição para o ensino fundamental nas escolas municipais de Realeza
A intenção é formar professores do ensino fundamental da rede municipal de Realeza, com relação à alimentação e nutrição. Assim, eles estarão mais preparados para desenvolver este conteúdo nas disciplinas que ministram. No primeiro curso de formação de professores em alimentação e nutrição participaram 110 pessoas.
A coordenação do projeto é da professora Cassiani Gotâma Tasca, que conta com a colaboração dos professores Camila Rossi, Emerson Martins e Rozane Toso Bleil.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS