Publicado em: 04 de junho de 2012 12h06min / Atualizado em: 03 de maio de 2017 13h05min
Professores do curso de Letras da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza apresentaram os resultados do projeto de extensão Comunica Realeza, durante o II Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, realizado na Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais, no período de 30 de maio a 1º de junho. O evento reuniu pesquisadores do Brasil e do exterior em conferências, mesas-redondas e comunicações orais, mostrando o que há de novidades no ensino da língua.
O projeto desenvolvido pelos professores Clóvis Alencar Butzge e Sabrina Casagrande foi apresentado no Grupo Temático "Novas abordagens para o ensino de língua portuguesa: um novo olhar para um velho quadro", que integrava parte da programação do evento.
Com o título “Autoria e leitor: o processo de produção textual no projeto Comunica Realeza”, os professores da UFFS demostraram que as habilidades de leitura e produção textual de alunos, tanto do ensino básico como do superior, podem ser desenvolvidas por meio de um laboratório de produção textual, neste caso, o projeto Comunica Realeza.
De acordo com Sabrina, a participação em eventos como esse contribui para a troca de experiências entre os diversos docentes, em benefício do ensino de língua portuguesa. “Com isso, também temos contato com outros pesquisadores e vemos os diversos trabalhos produzidos, que podem contribuir para a nossa formação docente e a de futuros professores em língua portuguesa”.
Além de trabalhar com as habilidades textuais de cada integrante do projeto, o Comunica Realeza procura estimular a leitura e a produção de diferentes gêneros textuais, no caso, textos da esfera jornalística que permitem a produção de textos sobre acontecimentos reais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS