Projeto de inclusão digital para idosos completa um ano em Realeza
O projeto de extensão Inclusão Digital na Idade Dourada é uma parceria entre a UFFS e a Prefeitura de Realeza, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Publicado em: 30 de maio de 2012 14h05min / Atualizado em: 03 de maio de 2017 13h05min

O incentivo à inclusão digital geralmente abrange crianças, jovens e adultos, mas a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza está oportunizando isso também para quem está na terceira idade. O projeto de extensão “Inclusão Digital na Idade Dourada” completou um ano de existência e, nesse período, modificou a vida de 20 idosos.

Coordenado pela professora Lucimar Fossatti de Carvalho, o projeto proporciona aos idosos o acesso às tecnologias de informações, fornecendo estímulos à memória de curto prazo na realização de tarefas simples, como navegar na internet, exercícios que utilizam o mouse e o teclado, entre outros. “No início do trabalho tivemos uma certa dificuldade, alguns idosos nem queriam o contato com o computador, mas depois de várias aulas fomos percebendo o interesse deles em aprender novas coisas”, destaca.

Com 104 anos de idade, Juventino Pereira Pinto, diz que as aulas de informática, principalmente a internet, o ajudaram a compreender aquilo que ele não sabia. “Passei a entender melhor as coisas que se passam no nosso país. Quando eu ia para a escola, tive uma professora bem fraca. Agora, com essa idade que tenho, aprendi muita coisa”.

Participando há pouco tempo do projeto, Almerita Moura Goulart, de 74 anos, fala que as aulas renovam a vida do grupo. “É um novo conhecimento que estamos aprendendo e também a gente faz mais amizades, conhece mais pessoas amigas, pessoas que ajudam a gente a superar as dificuldades”.

A aposentada Deloci Marim, de 59 anos, destaca que aprendeu a navegar na internet e sabe escrever qualquer coisa no computador. “Estou muito contente com as aulas. Eu achei essa experiência muito boa, porque despertou a minha memória. Não deixo de vir aqui”.

Para a bolsista Mayza Izadora Lora, a participação no projeto é gratificante, pois as aulas são preparadas justamente para atender às necessidades do idosos. “A maioria dos participantes tem dificuldade com a alfabetização, mas montamos aulas que os ajudam a superar essas dificuldades”, comenta.

O projeto de extensão Inclusão Digital na Idade Dourada é uma parceria entre a UFFS e a Prefeitura de Realeza, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).