Projeto do Campus Realeza incentiva práticas de laboratório no Ensino Fundamental
Segundo o coordenador do projeto, professor Clóvis Caetano, esse é um projeto piloto, que tem como objetivo levar atividades práticas de laboratório aos alunos do ensino fundamental.

Publicado em: 14 de maio de 2012 12h05min / Atualizado em: 04 de maio de 2017 14h05min

Iniciou na quarta-feira (09), mais um projeto de extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. O projeto denominado “Atividades Práticas de Laboratório” conta com a parceria da Escola Estadual Dom Carlos Eduardo e oferece aulas práticas relacionadas as três principais ciências naturais - Biologia, Química e Física - e, eventualmente, outras ciências, como astronomia e geociências. O público alvo são os alunos da última série do Ensino Fundamental. No total são oferecidas 60 vagas, divididas em três turmas.

Segundo o coordenador do projeto, professor Clóvis Caetano, esse é um projeto piloto, que tem como objetivo levar atividades práticas de laboratório aos alunos do ensino fundamental. O professor também relatou que apesar de muitas escolas possuírem laboratórios de ciências, muitas delas não possuem técnicos para atuar nesses espaços, o que dificulta a utilização das salas durante as aulas.

A coordenadora pedagógica do Colégio Dom Carlos Eduardo, Iraci Lasta Moço, relatou que geralmente, os professores não optam pelo uso do laboratório devido à falta de tempo para organização e preparo do material a ser utilizado. A professora também comentou que as aulas já despertaram a curiosidade dos alunos em participarem das aulas.

Para a bolsista do projeto, Raquel de Mello, a experiência é positiva. “É diferente você estar na sala de aula como estudante e estar à frente, ensinando, mostrando coisas novas, atuando como professor. É uma experiência bacana, mas exige muito do professor”, afirmou a acadêmica.

Na semana que antecede as aulas, os acadêmicos planejam e discutem as atividades, sob coordenação de professores e técnicos de laboratórios da UFFS. Na semana seguinte, a atividade planejada é aplicada aos alunos do Ensino Fundamental. Para a acadêmica Alessandra da Silva, que atua como bolsista voluntária, as atividades, vivenciadas com os alunos do Colégio Dom Carlos Eduardo, proporcionam de forma prática uma oportunidade para retomar os conteúdos teóricos vistos anteriormente em sala de aula.

No primeiro dia de atividades, os alunos do 9º ano aprenderam um pouco sobre os instrumentos utilizados no laboratório. As novidades foram avaliadas com interessantes e divertidas pelos anos Samuel Lucas Pereira e Natiele Karina.

Além da coordenação do professor Clóvis Caetano, o projeto conta com colaboração do professor Aparecido Francisco Bertochi, os técnicos em laboratório de Física, Orlando Detoni Junior e Cleomar Schmitz, a técnica de laboratório de Química, Edineia Paula Sartori Schmitz, os professores do Colégio Dom Carlos, Juanira Cardoso Oliveira, Danilo Knebel, Eliomar Buzatto Ferreira, Marlene Della Giustina e os bolstista Raquel de Mello, Alessandra da Silva e Gleisy Coser de Brito.