Publicado em: 20 de junho de 2013 15h06min / Atualizado em: 06 de abril de 2017 14h04min
Cerca de 60 produtores rurais, associados à Cooperativa de Leite da Agricultura Familiar (Claf), estão participando do Curso de Higiene de Ordenha, por meio do “Projeto de Melhoria da qualidade do leite Claf de Realeza”, vinculado ao Programa de Educação Tutorial (PET) de Medicina Veterinária, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. O curso terá três etapas, sendo que as aulas são nas últimas quartas e quintas-feiras de cada mês.
O tutor do programa, professor Adolfo Firmino da Silva Neto, diz que o curso surgiu a partir de uma necessidade dos próprios produtores, já que há uma certa dificuldade de eles se manterem na cadeia produtiva. “No primeiro momento, vamos fazer um curso de formação teórica, o que dará oportunidade de conhecer o perfil de cada um dos participantes. A segunda etapa é a assistência técnica na propriedade e, por último, uma avaliação dos resultados”, detalha.
Na primeira etapa, o grupo irá aprender mais sobre a qualidade microbiológica do leite, dentro do que é previsto na instrução normativa nº 62 do Ministério da Agricultura. “Na sequência, para que os acadêmicos do PET possam fazer as visitas técnicas, o produtor deve providenciar o exame dos animais para tuberculose e brucelose”, explica Silva Neto.
Um dos participantes, o produtor Agostino Munaro, comenta que o intercâmbio entre a Universidade e a sociedade sempre enriquece, independe do setor de atuação. “A maior parte desses conhecimentos a gente já tem, mas é sempre bom aprender mais. A partir do curso, a intenção é aumentar a produtividade, pois temos uma produção de 1,3 mil litros de leite por mês”.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS