Qualidade da água é tema do 3º Ciclo de Palestras PET de Medicina Veterinária
De acordo com o palestrante, quando o assunto é nutrição animal, há uma preocupação constante com os tipos de rações e capim.

Publicado em: 01 de julho de 2013 02h07min / Atualizado em: 05 de abril de 2017 13h04min

Na última sexta-feira (28), foi realizada mais uma etapa do 3º Ciclo de Palestras do Programa de Educação Tutorial (PET) de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. O tema abordado foi a “Importância da Qualidade da Água no Meio Rural”, que é objeto de projetos de pesquisa e extensão do professor Clovis Piovezan.

De acordo com o palestrante, quando o assunto é nutrição animal, há uma preocupação constante com os tipos de rações e capim. “A questão da qualidade de água acaba ficando esquecida, mas ela também pode ser considerada um alimento. Então, tentamos suprir essa parte, além disso, os acadêmicos de Medicina Veterinária poderão estudar mais sobre o assunto na disciplina de saneamento básico”, explica Piovezan.

O objetivo do estudo é avaliar a qualidade da água para o consumo humano e animal, tanto para o processo de higienização de instalações, de acordo com a portaria do Ministério da Saúde nº 2914 de 2011, quanto para os parâmetros de dureza, turbidez, pH, cor, coliformes fecais e coliformes totais.