Realeza: professor Luiz Fernando Coelho ministra Aula Magna para especialização em Direitos Humanos
Baseado em seu livro "Helênia e Devília", que traz uma sistematização dos temas relacionados aos Direitos Humanos, Coelho explanou sobre os sete princípios da teoria geral dos direitos humanos.

Publicado em: 19 de dezembro de 2016 11h12min / Atualizado em: 07 de março de 2017 14h03min

Aula Magna deu início as atividades acadêmicas do curso de especialização em Direitos Humanos, da UFFS - Campus Realeza. A aula, a qual ocorreu no último sábado (17), foi ministrada pelo professor e doutor em Filosofia do Direito, Luiz Fernando Coelho. O evento contou com a participação da comunidade acadêmica e convidados da comunidade regional.

O professor Luiz Fernando Coelho é criador de uma Teoria Crítica do Direito, concepção inovadora que provocou uma profunda renovação na jusfilosofia brasileira e tornou-se objeto de cursos, seminários e conferências, no Brasil e no exterior.

 

Durante sua fala, retomou as origens históricas dos Direitos Humanos a partir das Revoluções Francesa e Americana, sendo que "após a Segunda Guerra Mundial, marcada pelas atrocidades praticadas contra prisioneiros e populações civis, os Direitos Humanos passaram a ser tratados de maneira autônoma e a constituir objeto de disciplina própria, caracterizado por sua interdisciplinariedade e transdisciplinariedade", explicou.

Baseado em seu livro "Helênia e Devília", que traz uma sistematização dos temas relacionados aos Direitos Humanos, Coelho explanou sobre os sete princípios da teoria geral dos direitos humanos. "Os princípios elencados têm, entre outras, uma função informadora para o legislador, normativa para os casos de insuficiências da lei (lacunas) e interpretadora, como critério de orientação para o intérprete e para a magistratura", salientou.

Sobre o convite para ministrar a Aula Magna, o professor destacou a importância do trabalho desenvolvido ao longo de sua carreira. “Quando fui convidado para proferir a primeira aula numa especialização em Direitos Humanos, tema difícil e controvertido, fui tomado pelo sentimento de que o trabalho desenvolvido em meio século de vida acadêmica está produzindo frutos. E isto é um alento para perseverar, a despeito da idade avançada. Só tenho que parabenizar a UFFS pela iniciativa", comentou.

Para o coordenador do curso, professor Marcos Antônio Beal, trazer para a Aula Magna um dos grandes nomes da Filosofia do Direito no país é de grande importância. “A presença do professor Luiz Fernando neste evento não veio apenas engrandecer a pós-graduação em Direitos Humanos do Campus Realeza, mas também foi um momento único de realização da vocação que está na essência da UFFS, a de promover os grandes debates de nosso tempo histórico", ressaltou.