Reitor em exercício da UFFS renova parceria com Prefeitura de Realeza
Durante a reunião foi apresentado o processo de expansão dos cursos da UFFS para 2013, o cronograma de obras em andamento e das futuras edificações, projetos de extensão e a possibilidade de criar um Centro de Referência em Controle de Qualidade de Alimentos no Paraná, projeto apresentado ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e que será desenvolvido pelos campi Realeza e Laranjeiras do Sul.

Publicado em: 16 de janeiro de 2013 12h01min / Atualizado em: 13 de abril de 2017 08h04min

Para consolidar as parcerias entre a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e os governos dos municípios onde a instituição está instalada, o reitor em exercício da UFFS, Antônio Andrioli, participou de um encontro com o prefeito de Realeza, Milton Andreolli, na tarde de terça-feira (15). Entre os temas abordados, tiveram destaque o Processo Seletivo e o III Jogos da UFFS, previamente agendado para o mês de outubro.

A intenção da Universidade é manter as parcerias existentes com a Prefeitura de Realeza, como ocorre na realização de projetos de pesquisa, ensino e extensão, visando, ainda, a novos compromissos com o governo municipal. “Fomos muito bem recebidos, e, considerando que o prefeito eleito de Realeza já conhece o trabalho da UFFS, isso facilita o diálogo. Foi uma reunião muito objetiva e de muito proveito”, avaliou o reitor em exercício.

Segundo o prefeito, Milton Andreolli, a UFFS garante o desenvolvimento de toda a região Sudoeste do Paraná, já que os cursos oferecidos pela instituição vêm ao encontro dos anseios da população. “Somos uma região essencialmente agrícola, e a UFFS tem essa preocupação com o campo. No que for possível ao governo municipal, vamos continuar a estabelecer parcerias com a Universidade, pois estamos sempre abertos ao diálogo”, enfatizou.

Conforme o diretor do Campus Realeza, João Alfredo Braida, o encontro serviu para renovar a intenção da UFFS de continuar cooperando com a Prefeitura em dois aspectos: no próprio desenvolvimento da instituição e na consolidação de políticas públicas para a municipalidade. “O papel da direção é viabilizar essas negociações junto à Prefeitura, para que possamos ter a solução com o menor tempo possível dos problemas que enfrentamos do ponto de vista logístico e também de apoio às propostas de políticas municipais”, comentou.

Durante a reunião foi apresentado o processo de expansão dos cursos da UFFS para 2013, o cronograma de obras em andamento e das futuras edificações, projetos de extensão e a possibilidade de criar um Centro de Referência em Controle de Qualidade de Alimentos no Paraná, projeto apresentado ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e que será desenvolvido pelos campi Realeza e Laranjeiras do Sul.

Também participaram do encontro o pró-reitor de Administração e Infraestrutura, Péricles Brustolin, o secretário especial de Assuntos Estudantis, Maurício Fernando Bozatski, o secretário especial de Laboratórios em exercício, Tiago Fávero, o secretário especial de Obras em exercício, Rodrigo Emmer, o coordenador Administrativo do Campus Realeza, Jaci Poli, além da secretária municipal de Assistência Social, a primeira-dama Leocadia Andreolli, a secretária municipal de Finanças, Marulê Girardi Walter, e a secretária municipal de Educação, Geraldina Bedin.

III Juffs em Realeza

A sede da terceira edição dos Jogos da Universidade Federal da Fronteira Sul (Juffs) será na cidade de Realeza, conforme definiu a reunião de terça-feira (15). A realização dos jogos estava previamente marcada para o período de 5 a 8 de outubro. Os jogos reúnem estudantes dos cinco campi da UFFS e nesta edição devem envolver a participação de aproximadamente mil acadêmicos.

“Para a realização desse evento precisamos contar com o apoio da Prefeitura de Realeza, no que se refere à infraestrutura de locais, como campo de futebol, dois ginásios de esportes, alojamentos, e à divulgação. Nesse sentido, tivemos uma resposta positiva do governo municipal, que, inclusive, integrará a comissão de organização do Juffs”, destacou o reitor em exercício, Antônio Andrioli.

Processo Seletivo aberto até dia 4 de fevereiro

O prefeito de Realeza também recebeu do reitor em exercício um kit sobre o Processo Seletivo da UFFS, contendo materiais de divulgação, como folders, camisetas, e um exemplar do livro “Construindo Agendas e Definindo Rumos”, organizado pela Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão (Coepe).

As inscrições para o Processo Seletivo são gratuitas e pela internet. O referencial para o ingresso na UFFS é, exclusivamente, a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de uma das duas últimas edições: 2011 ou 2012.

Os candidatos devem acessar o site da Universidade para realizar a inscrição, que encerra no dia 4 de fevereiro.