Servidores do Campus Realeza participam de treinamento sobre plantio de árvores, poda e adubação
A atividade foi realizada no dia 12 de março, em parceria com o engenheiro agrônomo Jayme Rogério Taube da EMATER.

Publicado em: 16 de março de 2020 10h03min / Atualizado em: 16 de março de 2020 10h03min

No último dia 12 de março, servidores do Campus Realeza e também servidores terceirizados participaram de um treinamento sobre plantio de árvores, poda e adubação. A atividade foi realizada pelo engenheiro agrônomo Jayme Rogério Taube (Canjica), do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER).

O treinamento foi um primeiro passo para viabilizar um acordo de cooperação entre o Campus Realeza, EMATER e Prefeitura de Realeza, por meio da Secretaria da Agricultura. A intenção é que o engenheiro agrônomo da EMATER possa orientar, com certa periodicidade, os procedimentos inerentes ao plantio e cuidados com as mudas de árvores no campus. “Os próximos passos serão a estruturação do acordo e sua apreciação no Conselho do Campus”, comentou a coordenadora administrativa, Edinéia Paula Sartori Schmitz.

Engenheiro também orientou sobre o correto sistema de podas, assim como o plantio de novas mudas (Divulgação)

Os participantes aprenderam como fazer a limpeza no entorno da base das árvores, o processo de adubação e as diferenças de cada tipo de adubo. O engenheiro também orientou sobre o correto sistema de podas, assim como o plantio de novas mudas e a importância de utilizar mudas de boa qualidade e de porte para ter mais sucesso no plantio. Aprender mais sobre o manejo das árvores possibilita também a instalação de um pomar dentro do Campus Realeza, proposta que foi inclusa nas discussões de zoneamento.

Participaram das atividades os servidores dos setores de Assessoria de Infraestrutura, Coordenação Adjunta de Áreas Experimentais e Assessoria de Gestão, Administração e Serviços, Coordenação Administrativa, assim como os servidores terceirizados que atuam nas atividades de jardinagem e serviços gerais, tratorista e trabalhador agropecuário.