Setor de Assuntos Estudantis do Campus Realeza promove atividades para alunos bolsistas
O setor promoveu diversas atividades diferenciadas em 2012, com o objetivo de aprimorar o desempenho acadêmico, melhorar a qualidade de vida dos estudantes e prevenir situações de repetência e evasão.

Publicado em: 29 de novembro de 2012 15h11min / Atualizado em: 19 de abril de 2017 14h04min

O Setor de Assuntos Estudantis (SAE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza promoveu uma palestra sobre alimentação saudável para bolsistas e outros acadêmicos. Com o título “Lanches rápidos e saudáveis”, a  técnica em nutrição e dietética da UFFS, nutricionista Ligia Fraga Giacobbo, foi convidada para trabalhar o tema com os estudantes, na tarde de quarta-feira (28), no auditório da instituição.

Além desse evento, nesse semestre o SAE trouxe outras palestras abordando os seguintes temas: "Orientação Postural", com a fisioterapeuta, Nadiane Carla Schlosser, do Centro de Especialidades da Secretaria de Saúde de Realeza; e “A expressão oral em gêneros acadêmicos”,  ministrada pela professora da UFFS, Luciana Iost Vinhas.

Atividades de 2012

Segundo a assistente social do SAE Campus Realeza, Aline Juliana Scher, o setor promoveu diversas atividades diferenciadas em 2012, com o objetivo de aprimorar o desempenho acadêmico, melhorar a qualidade de vida dos estudantes e prevenir situações de repetência e evasão. “Foram realizadas palestras e oficinas mensalmente com os bolsistas do Programa Permanência e Bolsa Esporte, mas na existência de vagas, estendeu-se o convite aos demais acadêmicos”, explica.

No primeiro semestre, foram ofertadas duas palestras com os pedagogos do campus, Silvani da Silva e Andréia Florêncio Eduardo; uma oficina intitulada "Ansiedades e estresses da rotina acadêmica", com o psicólogo Emerson Sgarbossa, da Rede Municipal de Saúde de Realeza; e as oficinas do I Festival de Inverno (música, fotografia, literatura e cinema).

Para garantir mais oportunidades de participação e auxiliar na aquisição de conhecimentos dos discentes, o SAE fez também algumas parcerias com os seguintes projetos de extensão: “Revisão dos Conteúdos de Matemática e Física”, “Longa jornada livro adentro: a análise de textos literários”, e “Cinedebate: exibições comentadas de filmes e documentários”. A participação nessas atividades também esteve aberta aos discentes ao longo do ano.

Sobre o SAE

Atendendo ao que prevê o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES, uma das funções do Setor de Assuntos Estudantis de cada campus é auxiliar na permanência e formação qualificada dos estudantes. Com esse objetivo, ofertam-se programas de benefícios financeiros como Bolsa Permanência e Auxílios (moradia, transporte e alimentação).

Durante a vigência do benefício, o estudante deve manter sua matrícula regular semestral em pelo menos 12 créditos semanais; frequência mínima de 75% em cada componente curricular matriculado; e, aprovação mínima em 50% dos créditos matriculados no período letivo. Além disso, o estudante beneficiado com Bolsa Permanência precisa participar de atividades promovidas pelo SAE do campus.