UFFS – Campus Realeza faz vacinação de animais contra a raiva
Na primeira fase de vacinação, quando foi feito o primeiro bloqueio, 143 animais receberam a primeira dose da vacina.

Publicado em: 08 de novembro de 2012 13h11min / Atualizado em: 20 de abril de 2017 08h04min

Acadêmicos de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza dão sequência à campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva, na cidade de Realeza. Ao todo, são nove equipes de trabalho para imunizar mais de 350 animais. A iniciativa serve para fazer uma zona de bloqueio, já que foram encontrados dois morcegos com a doença na região central da cidade.

Segundo a coordenadora do projeto de extensão Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos, professora Patrícia Romagnolli, a população não deve capturar os morcegos, apenas espantá-los. “Se as pessoas não tiverem contato, não há com o que se preocupar, pois os morcegos não atacam os seres humanos. O que se deve fazer é espantar os animais e vedar os locais onde eles possivelmente habitam”, detalha.

Na primeira fase de vacinação, quando foi feito o primeiro bloqueio, 143 animais receberam a primeira dose da vacina. Nesta semana, ocorre a segunda etapa da vacinação e também a imunização de 230 animais, com o segundo bloqueio. No mês de dezembro será aplicada a segunda dose.

A dona de casa Adriana Fagundes sempre se preocupou com a saúde do cão Dodge. “Eu mantenho em dia todas as vacinas dele, mas acho muito importante esse trabalho de vacinação, pois a raiva é uma doença perigosa”, detalha.

Para Maria de Lourdes Bez, que tem cadela chamada Emy, o trabalho realizado pelos acadêmicos da UFFS é muito importante. “Quando a universidade vem até a gente é muito bom, porque a gente acaba tendo mais cuidado e recebe uma orientação correta”.

Para alertar a Vigilância Sanitária de Realeza sobre possíveis casos da doença basta ligar para (46) 3543-2031, falar com Camila ou Hilário.