UFFS – Campus Realeza recebe homenagem da ALEP pelos 15 anos de história na região Sudoeste
Reitoria e Direção do Campus Realeza receberam menções honrosas da ALEP, propostas feitas pelos deputados Luciana Rafagnin e Professor Lemos

Publicado em: 13 de setembro de 2024 15h09min / Atualizado em: 13 de setembro de 2024 15h09min

No dia 15 de setembro, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza completa 15 anos de existência e a data foi marcada pela Sessão Solene da Assembleia Legislativa do Paraná realizada na noite desta quinta-feira (12). Na ocasião, foram entregues menções honrosas à Reitoria da instituição e à direção do Campus Realeza. O evento proposto pelos deputados Luciana Rafagnin (PT) e Professor Lemos (PT) contou com a participação de diferentes representantes de movimentos sociais, autoridades estaduais e municipais, além de estudantes, técnicos e professores da Universidade.

Ao receber a condecoração, o reitor da UFFS João Alfredo Braida relembrou o crescimento da UFFS que hoje conta com 53 cursos de graduação, dos quais oito estão em Realeza, 19 programas de pós-graduação, além de estar próxima de atingir a marca de 8 mil estudantes formados, oportunizando educação superior de qualidade e gratuita à juventude. “A nossa universidade reserva cerca de 90% de suas vagas para estudantes da escola pública, porque entende ser este o público que precisamos”, destacou. Ao final do discurso, o reitor reafirmou compromissos da instituição na produção de pesquisas a partir das demandas da classe trabalhadora onde está inserida, assim como na contribuição para a autonomia, consciência social e dos direitos humanos na região.

Sobre o futuro, o diretor do Campus Realeza, Marcos Antônio Beal, apresentou o documento que consolida as prioridades e metas do Campus Realeza para o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2025-2032 da UFFS. O trabalho resulta da realização de dez audiências públicas e congregou mais de 400 pessoas interessadas em discutir o futuro da universidade. O caderno de propostas foi entregue aos deputados Luciana Rafagnin e Professor Lemos e outros participantes da solenidade. “A comunidade do Sudeste do Paraná agradece a homenagem da ALEP, lembrando todas as lideranças envolvidas no movimento de constituição do Campus Realeza, dos mais 1.200 estudantes formados na graduação e pós-graduação, aos docentes e técnicos, e a todos que fizeram esta universidade. A homenagem de hoje chega a todas essas pessoas”, falou Beal agradecendo a honraria.

Antes da sessão solene da ALEP, foi promovida uma mesa de debates que buscou contextualizar como foi a luta em prol do projeto de expansão do ensino superior para atender a região Sudoeste. Representantes do Movimento Pró-Universidade Federal Fronteira Sul contaram com surgiu a consolidação de forças de entidades públicas, ONGs e movimentos sociais para em 2005 viabilizar a implantação de uma nova instituição de caráter democrática e popular para suprir a carência de vagas no ensino superior na Fronteira Mercosul, buscando reverter o processo de litoralização.

A presidenta do Conselho Diretor da Associação de Estudos Orientação e Assistência Rural (Assesoar), Cristiane Katzer, que participou do debate, relembrou a importância da luta coletiva dos trabalhadores da região Sudoeste do Paraná e de como este protagonismo deve continuar. “A universidade surge para chegar àqueles que não tinham condição de estar nela, essa é a base. É dessa maneira que a gente precisa pensar essa universidade, olhando para essa história de organização, de luta, de inclusão da classe trabalhadora dentro do espaço de formação. O protagonismo precisa ser do povo, essa universidade, assim como todas as outras, precisa estar pintada de povo, é assim a gente quer que ela permaneça”, defendeu.

O debate contou ainda com a participação do reitor da UFFS João Alfredo Braida, do professor do IFPR – Campus Capanema Jaci Poli, da deputada estadual Luciana Rafagnin, Célio Boneti, Assis Miguel do Couto, da FETRAF Elizandro Paulo Krajczyk e Luiz Pirin. Ao final, todos foram homenageados pela Direção do Campus Realeza, uma forma de agradecimento pela dedicação na criação e consolidação da UFFS.

Confira mais detalhes da Sessão Solene da Assembleia Legislativa do Paraná

Galeria de Imagens: