Publicado em: 21 de março de 2012 12h03min / Atualizado em: 08 de maio de 2017 11h05min
Nos dias 14 e 15 de março, os alunos da quinta fase do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza participaram de aula prática da disciplina de Doenças Infecciosas dos Animais Domésticos. A aula ocorreu no Sítio Progresso, de propriedade de César Roberto Paz, situado na Linha Progresso, em Realeza.
O objetivo da aula foi treinar os alunos na realização de procedimentos básicos no diagnóstico, controle e prevenção da mastite bovina. Essa é uma das principais doenças que acomete o gado leiteiro, e que segundo o professor responsável pela aula prática, Adolfo Firmino da Silva Neto, possui uma alta prevalência nas fazendas leiteiras do Sudoeste Paranaense.
Durante a permanência na propriedade, os alunos observaram o funcionamento dos equipamentos, a rotina de higiene de ordenha dos funcionários e realizaram os exames para diagnóstico da mastite clínica e subclínica, inclusive com coleta de amostras de leite para realização posterior de exame microbiológico.
O professor Adolfo Firmino da Silva Neto destacou a importância do contato dos alunos com a realidade além da sala de aula. Segundo ele, é neste momento que se dá consolidação da formação profissional discente. “A campo os alunos são desafiados a interpretar uma multiplicidade de situações e propor respostas efetivas para os problemas que se apresentam. Uma situação sob a qual não se tem muito controle e que somente com a vivência prática o aluno ganhará desenvoltura profissional”, afirmou.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
31 de janeiro de 2025
Chapecó
30 de janeiro de 2025
Cerro Largo
30 de janeiro de 2025
Editora
29 de janeiro de 2025
Nossa UFFS