Publicado em: 16 de outubro de 2024 14h10min / Atualizado em: 18 de outubro de 2024 15h10min
Encontrar um pedacinho da história pode ser bastante significativo para entender o passado, suas relações com o presente e seu valor como memória. É com esse objetivo que a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza é parceira no evento sobre patrimônio arqueológico e educação patrimonial. Serão dois dias de palestras para explicar a importância de como vestígios materiais, outros indícios e contextos ambientais permitem traçar a história da humanidade.
O evento é gratuito e aberto ao público em geral, sendo a abertura no dia 29 de outubro, às 19 horas. No dia 30 de outubro, às 8h30, será o segundo dia de atividades. Todas acontecem no Auditório do Bloco dos Servidores da UFFS – Campus Realeza. As inscrições para participação e certificação serão feitas no dia e local.
A convidada para a palestra é a arqueóloga e historiadora Ana Lucia Herberts, da Scientia Consultoria Científica, que está iniciando estudos na região de Realeza, a partir do “Projeto de Sinalização do Sítio Arqueológico Bocchi e Educação Patrimonial”, desenvolvido por meio da Copel. Durante a instalação da subestação Realeza Sul, foram encontrados fragmentos antigos de materiais cerâmicos e que podem sugerir a ocupação indígena na região. Entre os trabalhos previstos, está a demarcação do território para futuras escavações arqueológicas, salvamento e destinação do material coletado, além de ações educativas junto à comunidade local, por meio de programas de Educação Patrimonial, do qual a UFFS é parceira.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
18 de novembro de 2024
Concursos e Processos Seletivos
18 de novembro de 2024
Chapecó
18 de novembro de 2024
Cerro Largo
13 de novembro de 2024
Informe UFFS