Publicado em: 01 de novembro de 2013 15h11min / Atualizado em: 27 de março de 2017 13h03min
O projeto de extensão do Grupo de Teatro La Broma e projeto cultural “Joaninha ou o que é”, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, estão fazendo apresentações especiais nos colégios e escolas de Realeza e região. Na quinta-feira (31), o grupo esteve na Escola Municipal Universidade da Criança, com a peça “Marcelo, marmelo, martelo”, inspirada na consagrada obra da literatura infantojuvenil brasileira "Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias", da escritora Ruth Rocha.
A peça conta a história do garoto Marcelo, que resolve criar o próprio dicionário, trocando as palavras usuais. Em seu vocabulário, colher vira mexedor, cachorro vira latidor e leite é suco de vaca. Com essas invenções, ele cria uma série de confusões e situações embaraçosas.
De acordo com a coordenadora dos projetos, professora Ana Carolina Teixeira Pinto, as apresentações culturais contribui para a formação de plateia, além de estreitar a relação entre escolas e universidade. “Proporcionamos às crianças o contato com as artes cênicas com uma peça que traz uma problematização sobre os relacionamentos a partir da língua. Outro ponto importante é o reforço na interação entre os acadêmicos e o mundo escolar”, enfatizou.
Na opinião de uma das coordenadoras pedagógicas da escola, Rose de Almeida, a oportunidade é maravilhosa, já que os pequenos podem ver e participar de uma peça teatral, o que contribui para o aspecto cultural. “Além disso, quando a gente faz referência aos acadêmicos da UFFS, de certa forma, estamos introduzindo na cabecinha dos nossos alunos o valor e a importância da universidade no contexto do município, porque amanhã ou depois eles também poderão estudar lá”, ressaltou.
A peça “Marcelo, marmelo, martelo” também será apresentada na próxima segunda-feira (04), na Casa da Cultura de Realeza, para os alunos da Escola Municipal 24 de julho. Serão duas sessões, a primeira às 8h, e a segunda às 14h. Já no dia 5 de novembro, o grupo vai à Escola Municipal Menino Jesus, às 15h. No dia 6 de novembro, será feita a apresentação da peça em espanhol “Un rapido dispado”, no Colégio Estadual Guilherme de Almeida, que irá realizar uma gincana em língua espanhola.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27 de novembro de 2024
Informe UFFS
25 de novembro de 2024
Eventos