UFFS promove segundo ciclo de formação para professores que atuam no Projeto Escola Intercultural Bilíngue de Fronteira
O projeto de extensão é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina e busca atender cerca de 30 professores da cidade de Dionísio Cerqueira-SC, além de gestores de educação.

Publicado em: 18 de agosto de 2021 15h08min / Atualizado em: 18 de agosto de 2021 15h08min

Nesta quarta-feira (18), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) lançou a segunda edição do curso de formação para professores que atuam no Projeto Escola Intercultural Bilíngue de Fronteira. O projeto de extensão é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina e busca atender cerca de 30 professores da cidade de Dionísio Cerqueira-SC, além de gestores de educação.

O evento de lançamento foi realizado remotamente e, durante a abertura, os alunos da Escola Estadual Governador Irineu Bornhausen fizeram apresentações culturais, com poesia e música. Os professores que atuam na escola participaram das atividades de formação no ano passado e agora integram a segunda edição junto com profissionais de educação de outras nove escolas de Dionísio Cerqueira.

Nesta edição, o curso será composto por oito módulos e tem como foco discutir aspectos da Base Nacional Comum Curricular e do Currículo Base do Território Catarinense. Entre as temáticas que serão abordadas estão: alfabetização e letramento; jogos, brincadeiras e música; teatro e contação de história; oficinas lúdicas de matemática; neurociência e bem-estar; robótica e linguagem computacional; educação financeira e metodologias ativas.

 Como na primeira edição, o curso será ministrado de maneira remota por professores da UFFS do Campus Realeza e do Campus Chapecó. As atividades iniciam na sexta-feira (20) com a oficina de “Alfabetização, letramento e produção textual”, que será ministrada pelos professores Otília Lizete de Oliviera Martins Heinig, Cláudia Finger-Kratochvil e Élsio José Corá. O curso terá carga horária total de 36 horas.

De acordo com a professora do Campus Realeza Ana Carolina Teixeira Pinto, que integra a coordenação do projeto junto com o professor do Campus Chapecó Elsio José Corá, o projeto tem como proposta potencializar o trabalho didático-pedagógico dos educadores que atuam nas séries inicias do ensino fundamental, além disso os temas propostos nessa edição foram definidos a partir de uma necessidade dos professores e das escolas.

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