Publicado em: 30 de agosto de 2023 14h08min / Atualizado em: 30 de agosto de 2023 17h08min
Desde que celebrou acordo de cooperação técnica com a Copel, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza vem adotando diferentes práticas para melhorar o uso das fontes de energia. O projeto de eficiência energética selecionado na Chamada Pública nº 002, de 2019, promoveu a substituição de mais de 6 mil lâmpadas, além da instalação da terceira usina fotovoltaica da UFFS. Os detalhes dessa experiência são apresentados no vídeo de divulgação elaborado pela Assessoria de Comunicação do Campus Realeza, com o apoio da Diretoria de Comunicação Social da UFFS.
A produção traz depoimentos da equipe responsável pela implantação do projeto, como do coordenador André Luiz Zabott, que apresenta detalhes sobre a usina fotovoltaica formada por 596 placas e com capacidade para abastecer cerca de 300 residências pelo período de um ano. Também é destacada a substituição de 6.129 lâmpadas por de tecnologia LED, que possuem baixo consumo de energia, são mais resistentes e têm vida útil muito superior comparada às antigas. Todas essas ações devem acarretar uma economia de até 60% no valor pago na conta de energia do Campus Realeza.
Outra integrante entrevistada é Edinéia Paula Sartori Schmitz, ex-coordenadora administrativa do Campus Realeza, que fala sobre o processo de elaboração do projeto, apontando dificuldades e superações para implantação, além de destacar a parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Pato Branco, que já desenvolveu a mesma ação.
No vídeo, o diretor do Campus Realeza, professor Marcos Antonio Beal, e o reitor da UFFS, professor Marcelo Recktenvald, defendem a adoção de ações que promovam a sustentabilidade, o desenvolvimento de novas pesquisas na área das energias renováveis e suas tecnologias. Outro aspecto evidenciado por ambos é o benefício econômico agregado ao projeto, já que a energia gerada pelo sistema solar é convertida em créditos e abatidos na conta de luz. A economia de recursos possibilita a aplicação em atividades-fim da Universidade, como projetos de ensino, de pesquisa, de extensão, além de políticas de assistência estudantil, com a previsão de concessão de bolsas e de auxílios. Desde o início da operação da usina fotovoltaica, o Campus Realeza conseguiu gerar até o momento aproximadamente 88,916 MWh de energia.
A abertura do vídeo conta com a participação dos estudantes Noan da Cruz e Shirley Carolina Santos Costa, ambos do curso de Nutrição, e João Vitor Pchirmer, do curso de Medicina Veterinária.
Equipe Projeto de Eficiência de Energia – Campus Realeza
André Luiz Zabott - técnico de laboratório / informática
Catiane Maria Dalcortivo - técnico em contabilidade
Edinéia Paula Sartori Schmitz - técnica de laboratório / química e ex-coordenadora administrativa do Campus Realeza
Edson Antonio Santolin - técnico de laboratório / eletroeletrônica
Fabrício Balestrin - engenheiro civil
Hudison Lock Haskel - técnico de laboratório / física
Rony Ristow - técnico de eletrotécnica
Samuel Aires Lourenço - técnico de laboratório / mecânica.
Participação
Noan da Cruz - estudante de Nutrição
Shirley Carolina Santos Costa - estudante de Nutrição
João Vitor Pchirmer - estudante de Medicina Veterinária
Vídeo
Direção, roteiro e produção - Ariel Tavares - jornalista
Edição e mixagem - Roberto Jonikaites - técnico em audiovisual
Produção 2 - Flávia Rubiane Durgante - jornalista
Captação de imagens
Roberto Jonikaites - técnico em audiovisual
André Luiz Zabott - técnico de laboratório / informática
Luan Fernandes Zanchet - técnico em audiovisual
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
31 de janeiro de 2025
Chapecó
30 de janeiro de 2025
Cerro Largo
30 de janeiro de 2025
Editora
29 de janeiro de 2025
Nossa UFFS