Publicado em: 27 de outubro de 2022 14h10min / Atualizado em: 27 de outubro de 2022 17h10min
Nesta quinta-feira (27), encerra-se a X Semana Acadêmica do curso de Física (SAFís) do Campus Realeza. Desde segunda-feira (24), quando o evento foi iniciado, cerca de 80 pessoas inscreveram-se para participar das atividades que buscaram propor a divulgação de conhecimentos de Física, Ciência e Educação. Entre os diferenciais, foi realizada uma conversa sobre etnoastronomia, inspirada no festival mundial Pint of Science, que promove o diálogo com pesquisadores em ambientes descontraídos como cafés, restaurantes e bares.
Para o encerramento, serão realizadas duas oficinas, ambas iniciando às 19 horas. Uma delas será ministrada pelo professor do Campus Realeza Eduardo Almeida, que abordará a utilização do jogo Minetest de forma didática. A oficina será realizada no Laboratório 209 do Bloco A. Já os acadêmicos do curso de Física Reidiner Roberto Reina e Victor Gudoski ministrarão uma oficina sobre drones, apresentando a importância desse recurso tecnológico em diferentes áreas. A oficina ocorrerá na Sala 105 do Laboratório 1.
Uma das atividades destacadas foi a realização da conversa sobre etnoastronomia num dos barzinhos tradicionais de Realeza (UFFS/Ariel Tavares)
De acordo com a professora Viviane Scheibel de Almeida, coordenadora do evento em parceria com o Centro Acadêmico Nikola Tesla, a X SAFís cumpriu as expectativas, já que a participação da comunidade nas atividades foi considerada positiva. “A comunidade acadêmica participou bem e também tivemos a presença de estudantes e professores da educação básica. A programação trouxe informações que complementam a formação dos acadêmicos, bem como proporcionou a participação de diferentes públicos, o que contribui para a promoção da divulgação científica e a importância da ciência para o dia a dia”, avaliou.
Uma das atividades destacadas foi a realização de uma conversa sobre etnoastronomia, com o professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Paulo Souza da Silva. A atividade foi inspirada no festival mundial Pint of Science, que promove conversas com pesquisadores em ambientes descontraídos. O local escolhido foi o Espetinho do Fernando, que ficou lotado na noite de quarta-feira (26). O professor apresentou os conhecimentos dos povos indígenas do Brasil sobre os astros do céu noturno.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS