Publicado em: 24 de outubro de 2022 16h10min / Atualizado em: 24 de outubro de 2022 17h10min
No último sábado (22), foi finalizado o X Seminário Interno do Programa de Educação Tutorial da UFFS (SINPET). Nesta edição o evento ocorreu no Campus Realeza, sendo organizado pelo Grupo PET de Medicina Veterinária e Agricultura Familiar. Ao longo de dois dias, acadêmicos e professores de cinco campi da UFFS participaram de palestras, oficinas, além de dialogarem e partilharem as experiências realizadas em seus locais de atuação.
A abertura do evento ocorreu na sexta-feira (21), com a palestra “Ciência que se faz aqui: PET nas universidades”, com o professor da UEL Paulo Antonio Liboni Filho. Na sequência, no período da tarde, foram realizadas as palestras “Inspeção e desafios para a produção de alimentos seguros de origem animal em pequena escala”, com a médica veterinária da ADAPAR Cassiana Ometto de Abreu, e “Desigualdade de acesso ao alimento seguro”, com a professora do Campus Realeza Rosane Márcia Triches.
Acadêmicos de cinco campi da UFFS participaram de rodas de conversa sobre o PET (UFFS/Ariel Tavares)
Presente no evento, a diretora de políticas de graduação da PROGRAD, Rosenei Cella, destacou a importância do encontro presencial, já que as duas últimas edições do SINPET ocorreram de forma remota, em razão da pandemia. “Muitos dos alunos ainda não tiveram a experiência de encontrar, pessoalmente, os demais grupos PETs, e o evento proporciona essa integração. Temos o grupo de Agroecologia, em Laranjeiras; Medicina Veterinária, em Realeza; o Práxis, em Erechim; o Ciências, em Cerro Largo; e o Linguística, em Chapecó, todos muito diferentes, mas como grupos PETs eles têm uma organização parecida e desenvolvem projetos que chegam na comunidade de diferentes maneiras e, nesta integração, eles percebem como a Universidade é atuante”, comentou.
No primeiro dia de encontro, foram promovidas três palestras (UFFS/Ariel Tavares)
O sábado (22) ficou reservado para a realização de oficinas. Ao todo, foram sete atividades sobre sabonetes artesanais, risotos, primeiros socorros, cutelaria, plantas suculentas, biscuit e panificação. Nesta ocasião, os tutores também conversaram sobre as ações desenvolvidas, entre elas a confecção de um livro que será organizado pelo Grupo PET Medicina Veterinária e Agricultura Familiar.
O sábado ficou reservado para a realização de oficinas, entre elas uma oficina sobre risotos (UFFS/Ariel Tavares)
De acordo com a tutora do grupo PET Medicina Veterinária e Agricultura Familiar, professora Adalgiza Pinto Neto, o livro será elaborado com base em trabalhos enviados por todos os grupos PETs nos eixos de ensino, pesquisa, extensão e interdisciplinar/atividades integradas. “Ao todo, são 19 trabalhos expandidos que serão compilados em um livro temático sobre o SINPET. Possivelmente, iremos lançá-lo no início do próximo ano”, comentou.
Tutores também conversaram sobre as ações desenvolvidas, entre elas a confecção de um livro (UFFS/Ariel Tavares)
Sobre os PETs na UFFS
Além do Grupo PET de Medicina Veterinária e Agricultura Familiar do Campus Realeza, a UFFS conta com outros quatro grupos: PET Ciências, do Campus Cerro Largo; PET Assessoria Linguística e Literária, do Campus Chapecó; PET Práxis, do Campus Erechim, e PET Políticas públicas e agroecologia, do Campus Laranjeiras do Sul. Ao todo, os grupos contam com a participação de 54 alunos bolsistas, cinco tutores e três voluntários.
O PET busca propiciar aos acadêmicos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica, procurando aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram a grade curricular dos cursos de graduação.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS