A palestra na Aula Inaugural teve como tema “Soberania e Segurança Alimentar: avanços e desafios”, que foi trazida professora Silvia do Amaral Rigon (UFPR).
Os debates apontaram preocupações com o perfil de formação dos professores, tomando por base as dificuldades evidenciadas pelos sistemas de ensino, seja pela ausência de profissionais em várias áreas do conhecimento, seja pelos problemas e limites da formação inicial da formação dos professores vinculada a um modelo de formação que tem dialogado pouco com o contexto escolar.
Em pauta estão questionamentos como, o perfil de professor a ser formado, para qual escola, para que tipo de educação e em quais áreas do conhecimento.
Os visitantes conheceram: Laboratório de Zoologia, Laboratório de Botânica, Laboratório de Anatomia, Embriologia e Biologia Celular, Laboratórios de Tecnologia de Alimentos e de Técnica Dietética, Laboratório de Avaliação Nutricional, trabalhos em Medicina Veterinária de Anatomia e Parasitologia, apresentação de diversos trabalhos em todos os cursos do Campus Realeza.
Já a sexta-feira (11) de outubro foi reservada para a comunidade. Estudantes e professores da Educação Básica e comunidades em geral vêm até a instituição para conhecer os projetos, os laboratórios e a estrutura da UFFS.
Essa primeira audiência é destinada a discutir as demandas de formação inicial e continuada de professores, tomando por base: a ampliação do direito à educação; a educação integral; a iniciação à pesquisa no contexto escolar; as mudanças sociais e culturais no mundo contemporâneo e seus impactos e desafios para a educação.
O primeiro dia contará com uma mesa de debates com o tema “Articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão”. Foram convidados os professores João Alfredo Braida (UFFS – Chapecó), Marlize Rubin Oliveira (UTFPR - Pato Branco) e Adilson Francelino Alves (Unioeste - Francisco Beltrão).
Dos mais de 200 trabalhos inscritos, foram escolhidos 142 finalistas para ficarem em exposição durante o evento, que acontece entre os dias 19 e 22 de novembro, no PTI.
A intenção para desenvolver o GPECieN partiu da necessidade coletiva de procurar compreender a área das Ciências e a formação de professores, já que esse último é um dos objetivos dos cursos de graduação da UFFS.
Pela manhã, no horário das 9h às 12h, será aplicado o exame de língua inglesa. Já o exame de língua espanhola será à tarde, das 14h às 17h.
A coordenadora do curso, professora Sabrina Casagrande, enfatizou a importância da participação dos acadêmicos no evento, pois além de novos conhecimentos também promove a integração.
O processo de seleção possui duas etapas. Com caráter eliminatório, a primeira etapa consiste na análise do Curriculum Vitae da plataforma Lattes e da carta de intenções. A segunda etapa será uma entrevista individual.
Estão programadas sete oficinas que envolvem educação inclusiva, intertextualidade, literatura portuguesa, uso de dicionários, análise de materiais didáticos em língua espanhola, edição de vídeos e leitura de imagens.
O projeto, que é coordenado pela professora Patricia romagnolli, tem como objetivo garantir atendimento médico-veterinário aos animais da fauna silvestre da Região de abrangência do Campus Realeza