O processo de seleção é composto por duas etapas. A primeira, de caráter eliminatório, consiste na análise do Curriculum Vitae da plataforma Lattes e da carta de intenções. Já a segunda etapa, de caráter eliminatório e classificatório, será uma entrevista individual com os classificados na primeira etapa.
Segundo a coordenadora da UMV e professora de Anatomia Animal, Patricia Romagnolli, o espaço para o futuro museu foi idealizado para atender aos acadêmicos de graduação e pós-graduação e, principalmente, à comunidade externa.
O exame será realizado no dia 28 de setembro, nas dependências da UFFS – Campus Realeza. No horário das 9h às 12h, está marcado o exame em língua inglesa. À tarde, das 14h às 17h, será feito o exame de língua espanhola.
No documento, ainda consta a necessidade da pavimentação dos acessos urbanos ao campus. As obras trariam mais segurança a motoristas e pedestres.
O próximo passo no estudo é isolar o princípio ativo do "pau andrade" para que seja possível a criação de um medicamento.
O projeto de extensão “Inclusão Digital na Idade Dourada” atendia 20 idosos do Centro Dia, proporcionando aos participantes acesso às tecnologias de informação, com estímulos à memória de curto prazo na realização de tarefas simples, como navegar na internet, exercícios que utilizam o mouse e o teclado, entre outros.
Nos dois dias de atividades, os acadêmicos das duas instituições trocaram experiências por meio de oficinas. Os estudantes da UFFS ofertaram oficinas em língua portuguesa, e os da UNaM em língua espanhola.
O palestrante, que é especialista em gado de leite, falou sobre a assistência técnica que oferece aos produtores de leite de pequeno e médio porte na região de Pinhalzinho, no Oeste catarinense. O atendimento envolve gestão, nutrição, manejo e reprodução para o rebanho leiteiro.
As acadêmicas do curso de Nutrição fizeram uma avaliação do estado nutricional dos participantes, que consiste na verificação do Índice de Massa Corpórea (IMC), aliada à avaliação da circunferência da cintura, que constata a presença de riscos cardiovasculares.
As aulas serão ministradas às sextas-feiras, das 19h às 23h, e aos sábados, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
Ao todo, foram apresentados resumos e pôsteres de três projetos de pesquisa e outros quatro envolvem o Programa de Extensão em Segurança Alimentar e Nutricional (Nutrisan), o qual conta com financiamento do PROEXT 2013 – MEC/SESU.
A coordenadora do curso, Rozane Marcia Triches, comenta que as duas palestras estão relacionadas com outras áreas de atuação.
Este ano as palestras irão abordar as áreas de linguística, ensino e línguas portuguesa e espanhola e respectivas literaturas, ressaltando a importância dos conhecimentos teóricos para a prática da docência.