V Congresso Internacional de Memória e Formação Docente - CIMFor

V Congresso Internacional de Memória e Formação Docente _CIMFor

Quando: De 10/setembro/2024, 19h00min até 13/setembro/2024, 22h00min

Local: UFFS - Campus Realeza

Público: Estudantes de graduação e pós-graduação, especialmente dos cursos de licenciatura, professores da Educação Básica, gestores e coordenadores, pesquisadores, professores do ensino superior e demais interessados.

Realização: Curso de Graduação em Pedagogia da UFFS - Campus Realeza PR; Grupo de Pesquisa TRIPEC. Financiamento da Fundação Araucária.

Programação:

Solenidade de comemoração dos 15 anos da UFFS
Abertura - 19h
Palestra: a confirmar
Auditório do Bloco A

11/09/24
Palestra: Os desafios da Educação Digital nos Currículos
Prof. Drº Bento Duarte da Silva - Universidade do Minho - Braga - Portugal.
14h (virtual)

Oficinas:
Of1. - 14h - A proposta do ensino estruturado: um estudo de caso com estudantes autistas - Profa. Angélica da Silva (Rede pública estadual do estado do Paraná)
Sala: 308

Of2. - 14h - A potencialidade da musicalização na Educação Infantil - Prof.ᵃ Chelei (rede pública estadual do estado do Paraná)
sala: 306

Of3. - 14h - Práticas não formais de educação: experiências de escuta atenta, empatia, mediação e de valorização da comunicação horizontal na interação com a comunidade. Prof. Drª. Juliana Pedreschi Rodrigues -USP
Sala: 302

Mesa redonda - 19h: A constituição das licenciaturas: os Estágios Curriculares Supervisionados (ECS) na interação entre a escola, a universidade e a comunidade.
Prof.ᵃ Dr.ᵃ Ilma Passos de Alencastro Veiga (UNB)
Profª. Drª Simone Sandri ( Unioeste Cascavel)
Auditório do Bloco A

12/09/24
Oficinas:
Of1. - 14h - As questões étnico-raciais no contexto brasileiro: caminhos e descaminhos -
Prof.ᵃ Dr.ᵃ Sônia Maria dos Santos Marques (UNIOESTE)
Prof.ᵃ Maª. Lucília Gouveia (Rede pública estadual do estado do Paraná)
Sala: 306

Of2. - 14h - A proposta do ensino estruturado: um estudo de caso com estudantes autistas - Profa. Angélica (rede pública estadual do estado do Paraná)
Sala: 308

Of3. - 14h - A potencialidade da musicalização na Educação Infantil - Prof.ᵃ Chelei (rede pública estadual do estado do Paraná)
Sala: 302

Of4. - 14h - A diversidade no contexto do Ensino Superior: o caso dos estudantes indígenas - Profª Drª. Nádia Teresinha da Mota Franco (UFFS)
Sala: 304

13/09/24
Apresentação de trabalhos

Mesa redonda - 19h: A formação de professoras e de professores na América Latina: experiências vividas no Brasil, Argentina e Uruguai
Prof.ᵃ Dr.ᵃ Aline Machado Dornelles (Universidade Federal do Rio Grande-FURG)
Prof. Dr. Daniel Suárez (Universidade de Buenos Aires - UBA)
Sala: auditório do Bloco A

Submissão de trabalhos: 06 de maio a 20 de julho de 2024.

Inscrições:
Com submissão de trabalho: até 20 de julho de 2024. As inscrições poderão ser realizadas através do link: https://forms.gle/op9Zg6tV297iFZYc7
somente para ouvinte: até 01 de setembro de 2024. As inscrições poderão ser realizadas através do link: https://forms.gle/XrQgMJiuZBewkbZx9

Valores:
Estudantes de graduação - 00 (mediante envio do atestado/comprovante de matrícula atual)
Profissionais da educação básica - R$ 25,00
Profissionais de educação superior - R$ 25,00
Demais interessados - R$ 25,00

Conta para depósito: Agência: 0001 C/C: 44400273-3
Chave pix: rafael.deola@estudante.uffs.edu.br
* no ato da inscrição é necessário anexar o atestado/comprovante de matrícula ou comprovante de pagamento.