SER AFRO - Semana da Resistência: Articulando Falas, Reivindicando Origens, Descolonizando Mentes

SER AFRO - Semana da Resistência: Articulando Falas, Reivindicando Origens, Descolonizando Mentes

Quando: De 18/novembro/2024, 19h00min até 21/novembro/2024, 22h00min

Local: Biblioteca - Bloco B - Campus Erechim

Público: Toda comunidade acadêmica e externa.

Realização: Coletivo de Mulheres Negras Beatriz Nascimento e Coordenação Adjunta de Extensão e Cultura do Campus Erechim.

Programação:

18/11 - Segunda-feira
19h - Cerimônia de abertura - Apresentação cultural
19h30 – Conferência de abertura: Conhecimentos retalhados e afrocentricidade: memória, escrita e novas epistemologias
Palestrante: Crislane Rosa
Crislane Rosa é mulher negra baiana, pesquisadora, professora, e escritora. Autora do livro “Beije sua preta em praça pública”: da apropriação do corpo à apropriação do espaço (Edufba, 2024). Doutoranda e mestra em Geografia (UFBA), com pesquisa voltada para o trabalho de mulheres negras na produção do espaço urbano. É fundadora do Laboratório de Estudos sobre a Imbricação Racismo-Sexismo-Capitalismo (Lab Rachadura - @lab.rachadura / www.labrachadura.com) e criativa no projeto Andografias (@andografias) onde reflete sobre a poética do deslocamento.

Palestrante: Simone Santos
Mestranda em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) e Professora do estado de São Paulo. Possui graduação em Ciências Sociais Licenciatura pela UFFS - Campus Erechim. Idealizadora do Coletivo Beatriz Nascimento. Atuou como voluntária no projeto Poesia Mais ou Menos e Slam! Abraçando as minorias. Já realizou pesquisa na área da antropologia da performance através do movimento slam. Atualmente, realiza pesquisa envolvendo o campo dos marcadores sociais da diferença a partir das poesias construídas em contexto de África, especialmente em Angola e faz parte do Laboratório Etnográfico de Estudos Tecnológicos e Digitais (LETEC).

Mediação: Daniele Monteiro
Mestra em Gestão de Unidades de Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGInfo/FAED/UDESC). Especialista em Gestão de Arquivos pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente é Bibliotecária/Documentalista na UFFS - Campus Erechim. Atua como coordenadora do projeto de cultura Coletivo de Mulheres Negras Beatriz Nascimento (UFFS - Campus Erechim).

19/11 – Terça-feira
15h - Café com a autora: Beije sua preta em praça pública: da apropriação do corpo, à apropriação do espaço
O livro de Crislane Rose é revelador das profundas desigualdades que se manifestam no dia a dia da metrópole soteropolitana, a partir de um olhar, a um só tempo crítico e sensível, sobre dois espaços de uso coletivo, localizados em dois bairros com perfis socioeconômicos bem distintos. A autora quer demonstrar que as relações de sexo, raça e classe estão imbricadas na reprodução das relações sociais de produção e que as práticas de uso e apropriação nas praças analisadas revelam a espacialidade dessas relações. O que as práticas de uso e apropriação de duas praças em Salvador (Bahia) podem dizer de uma sociedade? Como elas podem nos ajudar a revelar a dimensão espacial das relações sociais e de hierarquizações que se dão no cotidiano de uma metrópole?
Mediação: Profª Paula Lindo

16h - Intervalo para café e confraternização.

19h – Oficina: A raiva, o medo e a solidão: combustíveis para a escrita na universidade e além
Proposta: Quais são os combustíveis da sua escrita? E como fazer uso de sentimentos que aprendemos a rejeitar? Na oficina, discutiremos os olhares de intelectuais negras para a raiva, o medo e a solidão, a fim de compreendê-los como sentimentos que nos constituem como sujeitas e podem ser usados no nosso processo de criação. A oficina tem como base o curso de mesmo título oferecido por Crislane Rosa através da Lab Rachadura, mantendo a proposta de lançar alguns exercícios que estimulem/sustentem a autonomia na relação com a escrita.
Proponente: Crislane Rosa (escritora, pesquisadora, doutoranda em Geografia - UFBA, fundadora da Lab Rachadura)
Duração: 3 horas
Número de inscrições: 15
Link para inscrições: https://forms.gle/kA8CgeG36yVENui79

21/11- Quinta-feira
III Seminário Ser Afro: discussões étnico-raciais em evidência (online)
O Seminário Ser Afro: discussões étnico-raciais em evidência faz parte da programação da III Ser Afro – Semana de Resistência: articulando falas, reivindicando origens e descolonizando mentes, que será realizada entre os dias 18 a 22 de novembro de 2024, no Campus Erechim da UFFS . O objetivo da chamada de trabalhos é promover a sociabilidade de pesquisas acadêmicas, ações de extensão e cultura e práticas pedagógicas que articulem reflexões e ações pautadas na educação para as relações étnico-raciais e o combate ao racismo.

Mediação: Prof. Renan Santos Mattos (UFFS)
Doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Adjunto na UFFS – Campus Erechim. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos temas: história cultural religiosa do Brasil, discurso religioso, ensino de história e relações étnico-raciais, história da infância.
20h30 - Discussões - aberto para perguntas.

E-mail: cole.beatriznascimento@gmail.com.br