Projeto Pedagógico Institucional


O Projeto Pedagógico Institucional da Universidade Federal da Fronteira Sul tem como princípios norteadores:


1. Respeito à identidade universitária da UFFS, o que a caracteriza como espaço privilegiado para o desenvolvimento simultâneo do ensino, da pesquisa e da extensão;
2. Integração orgânica das atividades de ensino, pesquisa e extensão desde a origem da Instituição;
3. Atendimento às diretrizes da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação, estabelecidas pelo Decreto Nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009, cujo principal objetivo é coordenar os esforços de todos os entes federados no sentido de assegurar a formação de docentes para a educação básica em número suficiente e com qualidade adequada;
4. Qualidade comprometida com a formação de cidadãos conscientes e compromissados com o desenvolvimento sustentável e solidário da Região Sul do País;
5. Democracia e autonomia, que respeitem a pluralidade de pensamento e a diversidade cultural, com a garantia de espaços de participação dos diferentes sujeitos sociais;
6. Combate às desigualdades sociais e regionais, incluindo condições de acesso e permanência no ensino superior, especialmente da população mais excluída do campo e da cidade;
7. Confiança na agricultura familiar como um setor estruturador e dinamizador do processo de desenvolvimento;
8. Valorização e superação da matriz produtiva existente como premissa;
9. Garantia de uma universidade pública e popular;
10. Comprometimento com o avanço da arte e da ciência e com a melhoria da qualidade de vida para todos.

Além das atividades de extensão e pesquisa, os cursos de graduação da UFFS estão em sintonia com orientações institucionais construídas de forma coletiva, o que permite organizar o currículo em torno de um tronco universal, a partir de três domínios: Domínio Comum; Domínio Conexo; e Domínio Específico.

Tal forma de organização curricular tem por objetivo assegurar que todos os estudantes da UFFS recebam uma formação cidadã, interdisciplinar e profissional, possibilitando otimizar a gestão da oferta de disciplinas pelo corpo docente e, como consequência, ampliar as oportunidades de acesso à comunidade. A finalidade do Domínio Comum é:


a) desenvolver em todos os estudantes da UFFS as habilidades e competências instrumentais consideradas fundamentais para o bom desempenho de qualquer profissional (capacidade de análise, síntese, interpretação de gráficos, tabelas, estatísticas; capacidade de expressar-se com clareza);

b) dominar minimamente as tecnologias contemporâneas de informação e comunicação); e

c) despertar nos estudantes a consciência sobre as questões que dizem respeito ao convívio humano em sociedade, às relações de poder, às valorações sociais, à organização sociopolítico, econômica e cultural das sociedades, nas suas várias dimensões (municipal, estadual, nacional, regional, internacional).

Entende-se por Domínio Conexo o conjunto de disciplinas que se situam em espaço de interface de vários cursos, sem, no entanto, poderem ser caracterizadas como exclusivas de um ou de outro.

Na consolidação do modelo de pesquisa institucional, são incentivadas práticas de iniciação científica, com avaliação quanti-qualitativa e relevância da investigação científica, em sintonia com os domínios conexos que caracterizam a identidade acadêmica da Instituição. Assim, contempla-se o incentivo à criação de núcleos de pesquisa e de iniciação científica e das práticas investigativas interdisciplinares, fortalecendo linhas de pesquisa institucionais num primeiro momento, para serem sucedidas pelas práticas de pesquisa em seu sentido mais amplo, de modo a traduzir e atender efetiva e prioritariamente às demandas regionais e às necessidades da coletividade.