Formação Continuada - Nos Caminhos da Práxis
Quando: 26/outubro/2017, 08h00min - 17h00min
Local: Campus Laranjeiras – Bloco A
Professor/Ministrante |
Oficina |
turno |
vagas |
Silvia Romão |
Biologia Celular Conteúdo: Introdução ao uso do microscópio óptico, conceitos de organismo vivo, células procarióticas e eucarióticas, visualização de células vegetais e animais, experimentação de transporte de água em célula vegetal. |
Manhã e tarde
|
20 |
Vivian Machado de Menezes |
Ensino de Física no Ensino Médio: uso de experimentos de baixo custo: experimentos didáticos de Física, mais especificamente sobre mecânica, ondas, fluidos, termodinâmica e eletromagnetismo. |
Tarde |
20 |
Alexandre Monkolski |
Desenho e Animações |
Tarde |
20 |
Aline Pomari Fernandes |
Insetos: Introdução ao estudo dos insetos, diversidade, morfologia externa e tipos de desenvolvimento, insetos de importância agrícola. |
Manhã |
20 |
Cláudia Simone Madruga Lima |
Pomar – Fruticultura A Oficina no Pomar abordará temas como: importância nutricional, econômica e social do pomar, cultivo orgânico de frutíferas, diferentes espécies frutícolas, instalação do pomar, plantio de mudas, manejo e condução do pomar e controle de pragas e doenças. |
Tarde |
20 |
Cláudia Simone Madruga Lima |
Oficina Sistemas Agroflorestais (SAF) |
Tarde |
20 |
Thiago Bergler Bitencourt |
Química no Laboratório: Conteúdo: Introdução ao laboratório de química, usos de vidrarias, unidades de medidas, precisão e exatidão de procedimentos laboratoriais, aplicação de protocolos experimentais na área de alimentos. |
Manhã |
20 |
Luiz Carlos Freitas |
Educação, trabalho e interdisciplinaridade na Educação infantil |
Tarde |
40 |
Vanda Mari Trombetta |
Planejando tarefas de leitura na escola |
Manhã |
20 |
Gian Machado de Castro |
Estações do ano, fases da Lua e eclipses - representação usando materiais cotidianos: Trabalhar a representação dos fenômenos estações do ano, fases da Lua e eclipses através de representações concretas. Utilizaremos bolas de isopor, laranjas e limões para representar a Terra e a Lua e uma luminária para representar o Sol. Demonstraremos os fenômenos através das posições relativas entre Laranja-Terra, Limão-Lua e Luminária-Sol. Os modelos usando bolas de isopor também server para a representação em escala dos tamanhos dos astros. |
Manhã |
20 |
Everton Vieira Martins |
Stress e qualidade de vida docente |
Manhã |
20 |
Vania Zanella Pinto |
Boas práticas e aproveitamento de alimentos |
Manhã |
20 |
CREAS e Conselho da Mulher |
Violência contra a mulher |
Das 8h às 9h |
50 |
Camila Vigilância –LS |
Animais peçonhentos, dengue e experiência exitosa |
Manhã |
25 |
Camila Vigilância – LS |
Animais peçonhentos
Dengue e experiência exitosa |
Tarde |
25 |
CREAS |
Saúde do trabalhador em educação |
Tarde |
40 |
Formulário de Inscrição: formacao continuada laranjeiras