O Festival

 

Histórico do Festival

 

No ano de 2017 ocorreu o I Concurso Cultural da UFFS contemplando as modalidades de Contos e Fotografias. Buscando contemplar uma diversidade maior de linguagens artístico-culturais e um intercâmbio entre os Campi, em 2018, ampliou-se para o I FESTIVAL CULTURA DE FRONTEIRA.

O II Festival Cultura de Fronteira, ocorreu em 2019, com desenvolvimento por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC). 

Com a pandemia de Covid-19, o Festival anual foi interrompido.

Em 2023 se deu a retomada do Festival, por se tratar de uma atividade pedagógica e institucional, que visa contemplar ações de arte e cultura, previstas como Atividades Curriculares Complementares nos Projetos Pedagógicos dos Cursos.

Para o ano de 2024, o festival conta com algumas novidades, como a oferta de oficinas preparatórias no mês de maio e a  inclusão de uma nova linguagem (pintura/gravura/desenho).  Este ano, o IV Festival Cultura de Fronteira está sendo realizado concomitantemente com as comemorações dos 15 anos da UFFS, tanto que as obras devem guardar relação com o tema proposto: UFFS 15 Anos – Memórias e Saberes.  


Objetivo

Promover o desenvolvimento cultural e artístico da comunidade acadêmica e ampliar o alcance das reflexões sobre arte e cultura em seu potencial de transformação da sociedade. Além disso, possibilitar o intercâmbio e a livre expressão cultural entre artistas amadores e profissionais na Universidade Federal da Fronteira Sul.