Projeto FACEOPAR

Projeto FACEOPAR

Análise e diagnóstico do acervo acadêmico da Faculdade Centro Oeste do Paraná  - Faceopar - para fins de tratamento e custódia

 

    Com o objetivo de atender o artigo 4º da Portaria Conjunta SERES/SESU Nº 1, de 30 de novembro de 2023, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), instituição de Ensino Superior Pública vinculada à rede Federal de Ensino, informa à comunidade acadêmica interna e externa, que é responsável pela guarda, manutenção e gestão do acervo acadêmico da Faculdade Centro Oeste do Paraná – FACEOPAR (cód. e-MEC nº 11007), mantida pela Sociedade Educacional do Centro Oeste do Paraná Ltda - ME (cód. e-MEC nº 3263). 

    A responsabilidade sobre o acervo custodiado, delegada à UFFS pela Portaria Conjunta SERES/SESU Nº 1, de 30/11/2023, com base no parágrafo  4º do artigo 58 do Decreto Nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017, está limitada ao conteúdo do acervo físico e digital da faculdade transferidos para a UFFS.  Este será fonte de informação para emissão dos documentos acadêmicos para os egressos dos cursos de graduação ofertados na forma presencial no município de Laranjeiras do Sul/PR pela FACEOPAR até o seu descredenciamento pelo MEC, por meio da Portaria nº 780, de 31 de outubro de 2018.

    A execução do Projeto está sob responsabilidade da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da UFFS, no Campus Chapecó. As atividades serão desenvolvidas com o  apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão (FAPEU) e resulta de acordo firmado entre a UFFS e a Secretaria de Educação Superior (SESU) do MEC, por meio de um Termo de Execução Descentralizada. Para que toda a documentação possa ser analisada e tratada, a UFFS conta com o apoio de servidores técnico-administrativos e estudantes de graduação, que foram selecionados por meio de edital específico. 

    O Projeto Faceopar tem por objetivos: 

  • Salvaguardar o acervo de documentos acadêmicos da FACEOPAR;
  • Realizar o tratamento e a gestão arquivística dos documentos analógicos e, se houver, documentos digitais advindos da instituição de ensino superior FACEOPAR, de acordo com a legislação educacional, normas internas e autonomia pedagógica e administrativa;
  • Planejar e executar a infraestrutura tecnológica necessária para a automação dos processos e customização de sistema acadêmico;
  • Realizar análise técnica do acervo acadêmico recebido, bem como aspectos relacionados à regulação e reconhecimento dos cursos;
  • Digitalizar o acervo acadêmico para posterior consulta; 
  • Capacitar a equipe técnica envolvida a fim de fortalecer a expertise para a realização das atividades em atenção às especificidades do Projeto;
  • Garantir a transparência e o acompanhamento do projeto por meio da publicização de suas etapas nesta página institucional; 
  • Produzir Relatório Técnico Parcial do projeto para envio ao MEC.

    As etapas do projeto previstas até o momento, estão abaixo sistematizadas:

Atividade

Data prevista

Status

Início das atividades do projeto.

19 de Dezembro/2023

-

Seleção da equipe técnica para execução do projeto.

Dezembro/2023 e Janeiro/2024

  Concluído

Transferência da documentação do campus Laranjeiras do Sul/PR para a Pró-Reitoria de Graduação da UFFS – Chapecó/SC.

Janeiro/2024

Concluído

Reunião com a equipe técnica selecionada.

Janeiro/2024

Concluído

Capacitação da equipe técnica para execução do projeto.


Cursos oferecidos aos integrantes do projeto FACEOPAR e comunidade acadêmica da UFFS:

  • Introdução à Arquivologia - 22/02/2024.
  • Gestão de documentos na Administração Pública Federal - 22/02/2024.
  • Lei de Acesso à Informação e LGPD - 23/02/2024.
  • Atividades práticas - 23/02/2024.
  • Noções de conservação  e Restauração de Documentos - 27 a 29/02/2024.

Fevereiro/2024

Concluído

Visita técnica à UFPR para conhecer projeto similar 

06 a 08 de Março/2024

Concluído

Atividades vinculadas ao tratamento arquivístico do acervo: triagem inicial dos documentos.

Março/2024

Concluído

Atividades vinculadas ao tratamento arquivístico do acervo: classificação e organização do acervo.

Abril a outubro/2024

Concluído

Planejamento das atividades para customização do sistema acadêmico específico para o projeto Faceopar.

Fevereiro a Junho/2024

Concluído

Elaboração do Relatório Parcial do Projeto.

Maio/2024

Concluído

Planejamento das atividades de análise técnica do acervo acadêmico recebido, bem como aspectos relacionados à regulação e reconhecimento dos cursos.

Fevereiro 2024 a Fevereiro/2025

Em andamento
Digitalização do acervo físico. A partir de Julho/2024 Em andamento
Customização do Sistema Acadêmico. A partir de maio de 2024 Em andamento

Inserção dos dados de estudantes, funcionários e matriz curricular no sistema acadêmico específico (nas funcionalidades já entregues e homologadas).

A partir de novembro de 2024 Em andamento

Encaminhamento do acervo acadêmico tratado para guarda permanente na UFFS.

Maio de 2025 Previsto

Elaboração do Relatório Final do Projeto.

Maio de 2025 Previsto

Atualizado em 19/11/2024.

    As atividades previstas e divulgadas à sociedade, em especial à comunidade acadêmica da Faceopar, poderão ser redesenhadas à medida em que a equipe técnica responsável pelo projeto se aprimorar do conteúdo do acervo acolhido pela UFFS. Deste modo, o cronograma apresentado não é estático e refletirá, quando necessário, as atualizações dos eventos do projeto.

    A página do projeto na internet, situada dentro do espaço da Pró-reitoria de Graduação da UFFS,  é o ambiente oficial para a publicização das informações relativas ao projeto. As dúvidas não esclarecidas neste informativo poderão ser encaminhadas para o endereço eletrônico <projeto.faceopar@uffs.edu.br> e serão respondidas em até 15 dias.

    A Coordenação do Projeto, com apoio da PROGRAD, em respeito à autonomia pedagógica e acadêmica da UFFS, informa que  ainda não é possível estabelecer um cronograma para o atendimento aos egressos da FACEOPAR, no que concerne à emissão de documentos acadêmicos. 

    Por motivos de segurança, em atenção à legislação vigente de proteção de dados, a UFFS não fornecerá informações por outros meios além do e-mail oficial do projeto. Os integrantes do projeto estão impedidos, por disposições legais, de divulgar ou fornecer quaisquer informações sobre documentos ou dados pessoais existentes no acervo custodiado.