GPETE - Grupo de Pesquisa Espaço, Tempo e Educação
GPETE
Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil: Lattes
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/456763
O grupo desenvolve estudos e pesquisas comprometidos com a produção da ciência, por meio da investigação de questões problemáticas, cujo contexto implica cotidianidades, territorialidades e educação. A relevância está em olhar para a região, visibilizar e investigar os problemas, compreender os fenômenos e contribuir com processos alternativos contra-hegemônicos.
Nesse complexo, o cotidiano, o território e a educação são entendidos como constitutivos da espaço-temporalidade produtora de mundo. Envolvem processos educacionais e noções conceituais que dialogam com possibilidades investigativas, abarcando no âmbito dos espaços formais de educação, teorias, conhecimentos, métodos e metodologias. Compreende pesquisas envolvendo noções, dimensões e interações espaço-temporais e, a escola e os processos de ensinar e aprender, enquanto elos fundamentais de desenvolvimento do gênero humano, compreendido como um fenômeno histórico-cultural. Considera, também, a interlocução com espaços não formais de educação, visto que envolvem processos formadores de humanidade.
O assento dos estudos e pesquisas, envolve a “materialidade” das relações humanas, na vida e na educação, por isso o lugar e a cotidianidade são assumidos como “terra fértil” à pesquisa. Considera-se, que viver é ser produto e produtor de espaço-tempo. Compreende construções geográficas e históricas, movimentos do mundo da vida e processos de construção de conhecimentos e de aprendizagens no contexto educacional.
Apreende a valorização e o reconhecimento de singularidades constitutivas da construção do espaço-tempo local e regional, entrecruzados com o global. Essas dimensões, implicadas nas linhas de pesquisa, estão comprometidas com o desenvolvimento da pesquisa e da educação (básica e superior) na região, com o desenvolvimento de processos educativos humanizadores ou formativos em espaços não formais, que se dão no seio dos movimentos sociais e suas pedagogias. Nesse sentido, o grupo, por meio dos enfoques: Lugar e cotidiano, espaço-tempo glocal e educação, Cotidiano, conhecimento e educação escolar e Territorialidades das juventudes, trabalho e escola, envolve-se com questões que entrecruzam pesquisa, ensino e extensão, características da universidade, cujo caráter se baseia em pressupostos humanos e coletivos.