Linhas de Pesquisa

Linha 1 - líder: Profª. Dra. Adriana Maria Andreis

LUGAR E COTIDIANO, ESPAÇO-TEMPO GLOCAL E EDUCAÇÃO

 Objetivos:

- Problematizar o lugar e as cotidianidades do espaço-tempo, dimensões geográfico-históricas do social e da mudança, em construção por meio de relações natureza e sociedade globais e locais.

- Estudar a Educação enquanto produto e produtora de espaços-tempos coetâneos, tensionado os desafios da pesquisa, da escola e da universidade.

Ementa: Espaços-tempos coetâneos. Construção glocal (local/global) do lugar. Cotidianidades dos sujeitos e dos lugares, produto-produtoras de espaço-tempo geográfico-histórico. Espaço Geográfico enquanto dimensão do social: múltiplo, relacional e sempre em construção. Tempo Histórico enquanto dimensão da mudança. Categorias espaços-temporais: lugar, cotidiano, paisagem, território, região e fronteiras. Dimensões conceituais: Redes, Escalas, Distâncias e Movimentos. Educação produto e produtora de espaços-tempo na escola e na universidade. Educação geográfica. Educação Histórica.

 

Linha 2 - Líder: Profª. Dra. Solange Maria Alves

COTIDIANO, CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO ESCOLAR

Objetivo:  Desenvolver estudos e investigações acerca da relação entre cotidiano, conhecimento e educação escolar.

Ementa: Esta linha de pesquisa se ocupa de temas e problemas de investigação circunscritos no cotidiano e não-cotidiano como esferas interfuncionais da prática social de constituição do indivíduo; na escola e no trabalho educativo como espaço-tempo cotidiano e não-cotidiano; na educação como fator de desenvolvimento humano; nas relações entre conhecimento, conhecimento escolar e o desenvolvimento do gênero humano.

 

Linha 3 - Líder: Prof. Dr. Willian Simões

TERRITORIALIDADES DAS JUVENTUDES, TRABALHO E ESCOLA

Objetivos

Estudar e pesquisar múltiplas territorialidades juvenis do campo e da cidade, com foco em resistências cotidianas e lutas sociais coletivas por terra, território, educação e direitos sociais.

Analisar a relação juventude, trabalho e escola na contemporaneidade e os desafios do/no campo das políticas públicas educacionais.

Ementa: A dimensão espacial nos estudos sobre juventude. Juventudes: concepções, estudos e políticas públicas. Juventudes e conflitos territoriais no campo e na cidade. O conceito de geração nos estudos rurais: (Inter)Relações, conflitos geracionais e sucessão familiar. Educação Rural, Educação do Campo e Juventude no contexto da Questão Agrária Brasileira. Territórios educativos, juventudes e processos formativos escolares e não escolares. A relação juventude, trabalho e escola.