Pesquisadores
Adriana Maria Andreis
Doutorado em Educação nas Ciências: concentração Geografia
UFFS - Chapecó/SC |
CV: http://lattes.cnpq.br/8472948314997700 Professora na UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS/Chapecó/SC, na Licenciatura em Geografia, PPGGeo/Mestrado em Geografia, PPGE/Mestrado em Educação e PPGH/Mestrado em História. Doutora em Educação nas Ciências: concentração Geografia pela UNIJUI/RS com doutorado sanduíche pela Universidad Autónoma de Madrid - UAM, Espanha. Mestre em Educação nas Ciências - com área de concentração em Geografia pela UNIJUI - Ijuí/RS. Graduada em Geografia pela URI Santo Ângelo/RS e especialista em Ensino da Geografia pela UNIFRA Santa Maria/RS. Atuou durante mais de vinte anos como professora na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio). Sua pesquisa, extensão e ensino se relacionam com noções implicadas nos processos de ensinar e aprender, com destaque à perspectiva da educação geográfica, sustentada em conceitos e categorias espaço-temporais (cotidiano, lugar, paisagem, região, território/fronteiras). Realiza estudos no campo da política curricular, abrangendo temas relacionados com a potência do cotidiano na perspectiva da educação integral. É pesquisadora (líder) do Grupo de Pesquisa Espaço, Tempo e Educação (GPETE - UFFS/SC), grupo de pesquisa Ensino e Metodologias em Geografia e Ciências Sociais (UNIJUI/RS) e Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso (GEGE - UFSCAR/SP). |
Willian Simões
Doutorado em Geografia
UFFS - Chapecó/SC |
CV: http://lattes.cnpq.br/6052428532666504 Possui Licenciatura em Geografia pelas Faculdades Integradas Espírita (2003), Especialização em Geopolítica nesta mesma instituição (2005) e é Mestre em Geografia - Gestão do Território pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2009). É Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2015). Atualmente é professor nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus de Chapecó. Atuou como coordenador do referido curso (2013). Coordenou o Curso de Especialização em Educação do Campo com ênfase em estudos da Realidade Brasileira (2015 - 2017). Foi Professor de Geografia de Ensino Fundamental e Médio da rede publica estadual e privada do Paraná (2001-2012). Foi membro da Coordenação da Educação do Campo na Secretaria de Estado da Educação do Paraná (2005-2010). Desde 2011 faz parte do Coletivo de Estudos sobre conflitos pelo Território e pela terra - ENCONTTRA. Possui trabalhos nos seguintes temas: Educação Geográfica, Formação de Professores, Questão Agrária, Juventude Rural, Educação do Campo e Povos e Comunidades Tradicionais. |
Solange Maria Alves
Doutorado em Educação
UFFS -Chapecó/SC |
CV: http://lattes.cnpq.br/6307854612905183 Graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1991), Especialização Em Educação Especial pela mesma universidade (1994).Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste em convênio com UNICAMP (1998), com área de concentração em Metodologia de Ensino. Doutorado em Educação com área de concentração em psicologia e educação, pela FEUSP - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atuou como professora titular da Universidade Comunitária Regional de Chapecó e consultora educacional - Secretaria de Estado da Educação e do Desporto de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de professores, Teorias da Instrução, Metodologia de ensino,educação e desenvolvimento humano na perspectiva histórico-cultural,pedagogia freireana, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, desenvolvimento e educação na concepção histórico-cultural, práxis pedagógica, método dialético de construção do conhecimento e organização escolar. Experiência em gestão educacional no âmbito da educação superior, atuando como coordenadora de curso de graduação e pós-graduação stricto sensu; vice-diretora, pró-reitoria de graduação.coordenação do PIBID. Experiência em assessoria pedagógica a cursos de formação superior na área da saúde, bem como com organização curricular e formação permanente em secretarias municipais de educação da região oeste de SC. Atualmente é professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação da UFFS atuando em projetos de extensão e pesquisa em educação. |
Helena Copetti Callai
Doutorado em Geografia
UNIJUI - Ijuí/RS |
CV: http://lattes.cnpq.br/7425467026617423 Possui graduação em Geografia pela FIDENE- Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí (1973), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1996).É pós doutora pela UAM - Universidad Autônoma de Madrid- Espanha, (com bolsa da CAPES). Atualmente é professora titular no DHE - Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Atua como orientadora de PIBIC/CNPq, de mestrado, doutorado e pós-doutorado no PPGEC- Programa de Pós Graduação em Educação nas Ciências- UNIJUI. .É professora , visitante - na UAHC - Universidad Academia de Humanismo Cristiano-- Santiago do Chile. É tutora de convenio internacional - UNIJUI - UAM - Universidad Autônoma de Madrid - Espanha, e do do convenio - UNIJUI -UAHC - Universidad Academia de Humanismo Cristiano., Santiago do Chile. Pesquisadora do CNPq- Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 1D. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, educação geográfica, ensino de geografia, estudos da cidade, cidadania, educação, formação de professores, currículo, avaliação institucional |
Cláudia Eliane Ilgenfritz Toso
Doutorado em Educação nas Ciências
UFFS Cerro Largo/RS |
CV: http://lattes.cnpq.br/9517728227327332 Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUÍ; Doutora em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUÍ; Realizou Estágio de Doutorado Sanduíche na Università di Bologna (Itália) com Bolsa Capes; Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2003); Especialista no Ensino de Geografia e da História - Saberes e Fazeres na Contemporaneidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2010); Graduada em História pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2000). Atua como professora substituta na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Cerro Largo. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino de história e da geografia, história local e silêncios da história, criança, cidade e sentimento de pertencimento, Educação na Modernidade Líquida, espaços e tempos escolares e ritualização do espaço escolar. Integra o Grupo de Pesquisa Ensino e Metodologia em Geografia e Ciências Sociais. Foi Bolsista CAPES/PROSUP. |
Carina Copatti
Doutorado em Educação nas Ciências UNIJUI Ijui/RS |
CV: http://lattes.cnpq.br/6743856187041578 Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul -UNIJUÍ (2019). Graduanda em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Licenciada em Geografia pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2010) e Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2012). Especialista em Metodologia do Ensino de Geografia (Uniasselvi, 2012). Professora na Rede Municipal de Ensino de Charrua/RS. Foi avaliadora no PNLD 2017 - Geografia - Anos Finais do Ensino Fundamental, no PNLEM 2018 - Geografia - Ensino Médio e no PNLD 2019 - Geografia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Pesquisa na área de Geografia e educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, ensino de Geografia, pensamento geográfico e livro didático. Pesquisa também sobre educação estética, educação indígena e educação do campo. É integrante do grupo de pesquisa ?Ensino e Metodologias em Geografia e Ciências Sociais?- Unijui, do grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GEPES-UPF. |