Projetos de Pesquisa

2018 - Atual

Espaço, Tempo e Educação em pesquisa

Descrição: Este projeto é guarda-chuva e abarca pesquisas que visem problematizar noções, dimensões e interações, implicadas espaço-temporalmente, em diálogo com às cotidianidades, com às territorialidades e/ou com a educação. Nesse sentido, implica subprojetos que se dediquem a investigar questões que priorizem temas implicados nesses âmbitos, com assento que considere o mundo da vida, da arte, da ciência e da educação, como produto-produtores de espaço-tempo geográfico e histórico, múltiplo, relacional e sempre em construção. A par desses pressupostos, admite estudos que tensionem a produção do espaço-tempo, perpassando categorias e conceitos e considerando noções, dimensões e interações como, cotidiano, lugar, território, paisagem, região, fronteiras, natureza e sociedade, por meio do reconhecimento das relações, distâncias, movimentos, redes e escalas, e/ou investigações em diálogo com os processos e as políticas educacionais. Compreende pesquisas bibliográficas, documentais e empíricas, envolvendo estudos que contemplem relações locais e regionais em diálogo com o global..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) .

Integrantes: Adriana Maria Andreis - Coordenador / Willian Simões - Integrante / Daniel Dalla Zen - Integrante / Alex Junior Rapczynski - Integrante / Luiz Fernando Kavalerski - Integrante / Tatiane Ribeiro - Integrante / Evandro Rodrigo Perin - Integrante / Carina Copatti – Integrante /

2018 - Atual

Cidadania territorial em pesquisa: Nós Propomos em Chapecó SC

Descrição: A pesquisa assume como argumento de sustentação teórico-metodológica, o processo investigativo em interlocução com o cotidiano e o lugar, enquanto elo prospectivo às aprendizagens significativas, potencializadas pela relação entre graduação e pós-graduação na universidade, com a escola de Educação Básica (EB). Dialoga com o Plano Institucional da UFFS/SC, e compreende a consolidação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da universidade, especialmente, com os objetivos da Linha de Pesquisa de Políticas Educacionais e com os compromissos do Grupo de Pesquisa em Gestão e Inovação Educacional (GPEGIE). Agrega-se aos princípios do projeto internacional ?Nós Propomos!?, coordenado por Portugal e em atividade na Colômbia, Espanha, Brasil, México, Perú e Moçambique. Pois, envolve possibilidades de enfrentamento, na universidade e na escola, de desafios como: entendimento das relações entre realidade espaço-temporal regional e pesquisa cientifica; coadunação entre pesquisa, ensino e extensão, graduação e pós-graduação, e estes com a Educação Básica; significações conceituais na educação universitária e escolar. Encara aprendizagens de processos de aprendizagem da sistematização e teorização. Compreende coordenação pela universidade em diálogo também com professores e estudantes do Ensino Médio (EM) da EB, com os quais e em interlocução com os conteúdos acadêmicos e disciplinares, estudam-se e desenvolvem-se atividades identificando e estudando problemas da realidade do lugar, e propondo encaminhamentos alternativos aos obstáculos detectados. Assim, o objetivo geral deste subprojeto envolve, investigar a realidade do lugar, com vistas a detectar, estudar e prospectar alternativas aos problemas locais, e reconhecer a importância da pesquisa científico-acadêmica do cotidiano na resolução de problemas do lugar, para a construção da cidadania territorial, integrando graduação, pós-graduação e escola, e envolvendo pesquisa, ensino e extensão. Tem etapas como: estudo dos documentos das políticas educacionais e da legislação municipal e regional, pesquisa das noções conceituais espaço-temporais (território, fronteira, lugar), pesquisa de problemas do lugar, realização de trabalho de campo com estudo da relação com as noções conceituais, e apresentação de propostas alternativas, aos problemas concretos, numa perspectiva de cidadania territorial. Metodologicamente, envolve pesquisa bibliográfica, com destaque às noções de cotidiano, território e lugar, e o estudo de documentos que compreendem a gestão territorial urbana e regional. No campo empírico, pesquisa o lugar, por meio de debates e realização de trabalho de campo para o estudo dos problemas locais. Confluem esses movimentos de pesquisa aliada a ensino e extensão, na construção da cidadania implicada territorialmente, na aprendizagem do processo investigativo, e na integração entre graduação e pós-graduação na universidade, e destes com a escola. E o forte resultado científico esperado da pesquisa, compreende identificação e estudo de problemas do lugar, e prospecção de percursos alternativos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Adriana Maria Andreis - Coordenador / Luiz Fernando Kavalerski - Integrante / Cauã dos Santos Guido (bolsista) - Integrante / Márcia Damasio - Integrante / Tatiane Ribeiro - Integrante / Leonardo Chiamolera Daudt - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal da Fronteira Sul - Auxílio financeiro / Universidade Federal da Fronteira Sul - Bolsa.- Número de orientações: 5

 

2016 - Atual

Ensino médio noturno em chapecó-sc: fatores de influência nos índices de evasão e reprovação

Descrição: Estudos já desenvolvidos sobre o Ensino Médio no Brasil evidenciam que, apesar dos avanços na legislação que orienta e reforça o processo de universalização da educação básica no país permanecem os desafios, sobretudo, aqueles voltados à garantia do acesso e a permanência de jovens trabalhadores no processo de escolarização, que frequentam este nível de ensino no período noturno. Um prévio levantamento de dados, com base no Censo Escolar de 2014, apontou que escolas localizadas no município de Chapecó-SC, recorte socioespacial desta pesquisa, possuem elevadas taxas de evasão e reprovação no Ensino Médio. Segundo os dados, cerca de 60% destas reprovações e desistências ocorrem ainda nas turmas do 1º ano deste nível de ensino. Assim, quais os fatores que potencializam esse processo é o problema deste projeto de pesquisa, que objetiva, de modo geral, realizar diagnótico junto a professores, gestores e alunos das 26 escolas que ofertam Ensino Médio noturno no âmbito da Gerência Regional de Educação de Chapecó-SC (GERED), com o intutio de levantar dados e informações que nos permitam refletir para compreender a respeito de fatores que vêm potencializando processos de evasão e reprovação. Nesse sentido, ações serão desenvolvidos, tais como: aplicação de questionário; rodas de diálogo; análise e reflexão sistemática dos dados e informações; e elaboração e publicização de relatório, sustentado por sínteses e mediações teórico-conceituais. Entende-se que este diagnóstico poderá servir de subsídio para o desenvolvimento de diálogos e análises sistemáticas no âmbito científico-acadêmico, acerca das temáticas juventudes, ensino médio noturno, evasão, reprovação, políticas educacionais e educação integral, bem como de ações por parte do poder público ? seja da GERED Chapecó-SC ou das próprias escolas pesquisadas ? visando ampliar e melhorar as condições de atendimento político-pedagógico aos jovens que hoje frequentam o Ensino Médio noturno na região - agosto de 2016 a dezembro de 2019 NOÇÕES-CHAVE: Escola do Campo. Ensino Médio. Diversidade e conflitos escolares. Escola e trabalho. Espaço-tempo, colonização, representações e memórias históricas construidas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (7) .

Integrantes: Adriana Maria Andreis - Coordenador / Willian Simões - Integrante / Darlan Christiano Kroth - Integrante / Greti Aparecida Pavani - Integrante / Roseclei Aparecida da Costa Petry - Integrante / Adriana Regina Menegatti Perin - Integrante / Mônica Tessaro - Integrante / Aline Fernandes dos Santos - Integrante / Gabriella Xavier de Medeiros Barros - Integrante / Elisabete do Carmo Dal Piva - Integrante.

Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 6

 

2019 - Grupo de estudos: LUGAR  (Lugar e cotidiano, espaço-tempo glocal e educação)

Objetivos:

GERAL: Considerar a interlocução e sustentação teórica em diálogo com as obras da Geógrafa Dorren Massey, do Filósofo da Educação Mario Osorio Marques e do Filósofo da Linguagem Mikhail Bakhtin, para estudar as relações no estudo das noções de espaço-tempo geográfico e lugar e cotidiano, em relações com a educação.

ESPECÍFICOS:

- Problematizar o lugar e as cotidianidades do espaço-tempo, dimensões geográfico-históricas do social e da mudança, em construção por meio de relações natureza e sociedade globais e locais.

- Compreender pressupostos teóricos nas metodologias à mediação pedagógica, considerando a educação como produto e produtora de espaços-tempos coetâneos.

Linhas de Pesquisa:

Espaço-tempo Geográfico

Lugar e cotidiano na educação

Contato:

adriana.andreis@uffs.edu.br