Apresentação
O Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Letras (NIEL) tem por finalidade promover e difundir pesquisas no campo dos Estudos da Linguagem, contemplando os Estudos Linguísticos, os Estudos Literários e a interface com a Educação. Esta iniciativa propõe-se a aprofundar as relações com a região de abrangência da UFFS, seja como objeto privilegiado no desenvolvimento de atividades como a pesquisa e a extensão, seja através de sujeitos e entidades parceiras da universidade na construção e difusão do conhecimento produzido.
A proposta deste Núcleo de Pesquisa justifica-se, portanto, por considerar a perspectiva histórica, crítica, cultural e interdisciplinar dos estudos teóricos, e da prática pedagógica e profissional concernente à atuação da área de Letras da UFFS, a fim de produzir, socializar e provocar o avanço de conhecimentos e de saberes específicos desse campo de atividade humana. Através de professores e estudantes vinculados à UFFS ou a outras instituições parceiras, o NIEL propõe-se a desenvolver o trabalho de leitura crítica sobre a linguagem nos diferentes espaços que a formação em Letras demanda, articulando ações de pesquisa, ensino, extensão e cultura, a fim de fortalecer e valorizar a produção científica desenvolvida na área da linguagem.
A área de Letras compreende a pesquisa sobre a linguagem como atividade humana e prática social, em diferentes perspectivas e concepções, propiciando abordagens que transcendem a visão estreita da especialização. Neste sentido, a proposta de ação do NIEL dispõe-se a responder de forma integrada aos desafios suscitados pelo século XXI que não encontram resultados na disciplinarização, na compartimentalização e na divisão dos saberes e dos conhecimentos. No geral, pretende-se que esta iniciativa contribua para a contínua investigação, a reflexão e a transformação da sociedade perante as diversidades culturais e linguísticas do Brasil e dos países com os quais mantemos relações interculturais.
Objetivos Gerais:
I – Articular o desenvolvimento de pesquisas e de ações de extensão na área de Letras no âmbito da UFFS;
II – Promover iniciativas que qualifiquem, fortaleçam e divulguem o desenvolvimento de pesquisas e de ações de extensão na área de Letras no âmbito da UFFS;
III - Constituir redes de pesquisa e de extensão em colaboração com pesquisadores de instituições nacionais e internacionais;
IV - Acolher pesquisadores visitantes, extensionistas e estudantes de outras instituições nacionais e internacionais;
V - Servir de processo embrionário para estruturação de ações como programas de pós-graduação, intercâmbios, convênios interinstitucionais e estágio pós-doutoral.
Área Estratégica/Prioritária de Atuação na UFFS:
- Consolidar a UFFS como centro de excelência na produção e difusão do conhecimento por meio do incentivo e do apoio institucional ao engajamento de professores e estudantes em projetos de pesquisa de temáticas aderentes ao NIEL;
- Fortalecer a pesquisa, o ensino, a extensão e a cultura como atividades integradas, coletivas e interdisciplinares em temáticas aderentes ao NIEL, fomentando a interlocução, o debate e a cooperação entre os pesquisadores dos diferentes campi e também de outras instituições;
III. Promover ações voltadas à leitura e análise da produção, a organização e a circulação de discursos e de textos de gêneros diversos, em sua relação com direitos linguísticos, planejamento linguístico, políticas linguísticas, políticas educacionais e com o patrimônio cultural, histórico, natural e imaterial;
- Desenvolver práticas voltadas à concepção do texto como objeto de ensino e aprendizagem, através do desenvolvimento e de reflexões, metodologias e estratégias de ensino e de aprendizagem na formação de professores de línguas e literatura;
- Viabilizar um Programa de Pós-Graduação em Letras da UFFS que priorize entre suas linhas de pesquisa os seguintes temas: Linguagem, Ensino e Aprendizagem; Discurso, Texto e Enunciação; e Literatura, Leitura e Cultura;
VI. Incentivar a apresentação de trabalhos científicos em eventos nacionais e internacionais de relevância, assim como a publicação dos resultados em periódicos reconhecidos pela comunidade.