Ciência Sem Fronteiras abre chamadas para 20 países

Título:

Ciência Sem Fronteiras abre chamadas para 20 países

Data de Início do Informe:

2013-10-22

Data e Horário do Evento:

2013-10-22 16:20:00

Descrição:

Até o dia 29 de novembro estão abertas as inscrições para quem quer concorrer a uma bolsa para graduação do programa Ciência sem Fronteiras, em 20 países. Os editais e os procedimentos de inscrição estão no site do programa (www.cienciasemfronteiras.gov.br).

As inscrições estão abertas para cursos no Reino Unido, na Bélgica, no Canadá, na Holanda, Finlândia, Austrália, Nova Zelândia, Coréia do Sul, Espanha, nos Estados Unidos, na Alemanha, França, Itália, Suécia, Noruega, Irlanda, China, Hungria, no Japão e na Áustria. É importante que o candidato leia o edital da chamada do país que lhe interessa, pois cada país tem uma especificidade.

O Ciência sem Fronteiras foi lançado em 2011 com a meta de conceder 101 mil bolsas até 2014. Para se inscrever é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido nota igual ou superior a 600 pontos, apresentar teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino e ter cumprido no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo do curso de graduação. É necessário também cursar uma das áreas contempladas pelo programa.

Sobre o teste de proficiência, o Coordenador Institucional do Programa, Maurício Fernando Bozatski, explica que após realizada a inscrição no portal do programa, o aluno terá um novo prazo para inscrever-se caso deseje realizar o TOEFL-ITP, que é gratuito e é aceito na maioria dos países. A UFFS aplicará esse exame, em dezembro, em data que será amplamente divulgada.

A bolsa concedida aos candidatos selecionados custeará a permanência do aluno por até 12 meses para a realização de estudos em tempo integral. Na China, a permanência é de até 24 meses, incluindo um estágio linguístico. Parte deste período poderá ser dedicada a estágio profissional ou científico-tecnológico em empresas, instituições de ensino ou centros de pesquisa no país de destino.

Os estudantes também terão auxílio-instalação, seguro-saúde, auxílio-deslocamento para aquisição de passagens aéreas e auxílio-material didático, além da mensalidade na moeda local.

Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com a servidora Deise Bazanella, através dos e-mails: internacional@uffs.edu.br ou deise.bazanella@uffs.edu.br ou então através do telefone (49) 2049 1511.

Confira os editais por países:

Alemanha

Austrália

Áustria

Bélgica

Canadá

China

Coréia do Sul

Espanha

Estados Unidos

Finlândia

França

Holanda

Hungria

Irlanda

Itália

Japão

Noruega

Nova Zelândia

Reino Unido

Suécia

 

 

 

 

 

[jr]