Estudantes da UFFS podem se inscrever na modalidade individual do Programa Ciências Sem Fronteiras

Título:

Estudantes da UFFS podem se inscrever na modalidade individual do Programa Ciências Sem Fronteiras

Data de Início do Informe:

2016-05-19

Data e Horário do Evento:

2016-05-19 16:20:00

Local do Evento / Detalhamento:

A partir de 2017 a UFFS poderá receber estudantes de Graduação das regiões da África, Ásia e Oceania e América Latina e Caribe. A novidade é em decorrência da adesão ao Programa de Estudantes – Convênio de Graduação PEC-G, cujo termo foi assinado em março de 2016.

Recentemente o Conselho Universitário (Consuni) aprovou a Resolução Nº 8/2016, a qual dispõe sobre a oferta anual de vagas em cursos de Graduação para o atendimento ao Programa. Para o processo seletivo 2017 a UFFS vai disponibilizar 11 vagas em cursos de graduação nos campi Cerro Largo, Chapecó, Erechim, Laranjeiras do Sul e Realeza.

O Programa de Estudantes – Convênio de Graduação PEC-G oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. Desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades públicas e particulares, o programa seleciona estrangeiros, de 18 anos até 23 anos, preferencialmente, com Ensino Médio completo, para realizar estudos de Graduação no país.

As inscrições dos candidatos podem ser feitas até o dia 15 de julho, nas missões diplomáticas brasileiras, através de preenchimento do formulário de inscrição. Entre os critérios para a seleção no Programa, estão comprovar que é capaz de custear suas despesas no Brasil, ter certificado de conclusão do Ensino Médio ou curso equivalente e ter proficiência em língua portuguesa.

Na visão da assessora especial para Assuntos Internacionais, Maria Helena Vilares Cordeiro, a adesão ao PEC-G é mais um passo da UFFS em direção à internacionalização institucional. “Devemos ter muitos ganhos com a recepção de estudantes estrangeiros, como ampliação de informações culturais e troca de experiências de vida e acadêmicas, sem contar que poderemos auxiliar estes países em tecnologias sociais”, diz Cordeiro.

 

Vagas ofertadas

Nutrição – Campus Realeza (1 vaga)

Medicina Veterinária – Campus Realeza (1 vaga)

Agronomia – Campus Laranjeiras do Sul e Campus Erechim (1 vaga por Campus)

Engenharia de Alimentos – Campus Laranjeiras do Sul (1 vaga)

Engenharia de Aquicultura – Campus Laranjeiras do Sul (1 vaga)

Interdisciplinar em Educação no Campo – Campus Laranjeiras do Sul (1 vaga)

Engenharia Ambiental – Campus Chapecó, Campus Cerro Largo e Campus Erechim (1 vaga por Campus)

Arquitetura e Urbanismo – Campus Erechim (1 vaga)

 

Países participantes do PEC-G

África, Ásia e Oceania:

África do Sul, Angola, Argélia, Benin, Botsuana, Cabo Verde, Cameroun, China, Côte d’Ivoire, Egito, Gabão, Gana, Guiné-Bissau, Índia, Irã, Líbano, Mali, Marrocos, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Paquistão, Quênia, República do Congo, República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe, Senegal, Síria, Tailândia, Tanzânia, Timor Leste, Togo, Tunísia.

América Latina e Caribe:

Antígua e Barbuda, Argentina, Barbados, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai, Venezuela.