Representantes da UFFS assinam acordo internacional em Posadas, na Argentina
Título:
Representantes da UFFS assinam acordo internacional em Posadas, na ArgentinaData de Início do Informe:
2012-08-23Data e Horário do Evento:
2012-08-23 01:20:00Descrição:
Nos últimos dias 16 e 17, o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFFS, Geraldo Ceni Coelho, representando o Reitor, e o diretor do campus Cerro Largo, Edemar Rotta, estiveram na Universidade Gastón Dachary, em Posadas, na Argentina, para assinar termo de incorporação da UFFS à Red CIDIR (Rede Interuniversitária de Comércio Internacional, Desenvolvimento e Integração Regional).
A Rede constitui-se em um sistema aberto de relações entre universidades do Mercosul e Iberoamericanas, proporcionando o intercâmbio de conhecimentos e o desenvolvimento de atividades de articulação com organizações regionais. Fazem parte da Rede CIDIR universidades da Argentina, Paraguai, México, Venezuela, Uruguai, Espanha e Brasil. A assinatura foi realizada na abertura do seminário “Jornadas: Universidade, Desenvolvimento e Integração”, que contou com a participação de Reitores, pesquisadores, acadêmicos, representantes de órgãos públicos e da sociedade civil organizada.
Os representantes da UFFS participaram, também, do Encontro de Reitores de Universidades Públicas e Privadas cujo debate principal foi a integração das carreiras e validação dos diplomas. “Pretende-se que, até 2015, os diplomas passem a ter validade em todos os países do Mercosul”, acrescenta Rotta. Outro evento do qual os representantes da UFFS compareceram foi o Encontro de Grupos de Integração Produtiva, em que se discutiu a integração das universidades com o setor público, como as Organizações Não-Governamentais (ONG´s) e produtivos, como a indústria e comércio. “Essa intensa participação das universidades, da representação dos setores produtivos e do poder público, especialmente da Argentina, do Paraguai e do Brasil, me marcou muito, conta Rotta.
Ele destaca ainda a importância do sentimento coletivo para um efetivo processo de integração, já que “ela só acontece quando todos se conhecem”, finaliza.
[JR]