Publicado em: 18 de maio de 2021 11h05min / Atualizado em: 18 de maio de 2021 11h05min
Nesta terça-feira (18), é comemorado o Dia da Bandeira do Haiti, uma das datas comemorativas de maior importância para o povo haitiano. Ela celebra fato ocorrido no dia 18 de maio de 1803, quando Jean Jacques-Dessalines rasgou ao meio a bandeira francesa no Congresso de Arcahaie, unindo as cores vermelha e azul, manifestando a união entre negros e mulatos.
Foi assim que nasceu a bandeira do Haiti, fato marcante no processo de independência do país, que, vale destacar, foi a primeira nação latino-americana a conquistar a independência. E, se levarmos em conta todo o continente americano, foi a segunda república a se formar, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Estudam na UFFS, atualmente, 155 haitianos, sendo 128 no Campus Chapecó, 15 no Campus Laranjeiras do Sul, 10 no Campus Erechim e dois no Campus Realeza. Desde que chegaram à UFFS, os estudantes haitianos sempre celebraram a data, enaltecendo e nos ensinando, através de atividades culturais, a importância e significado que a data tem para eles.
Criado em 2013, o Programa de Acesso à Educação Superior da UFFS para Estudantes Haitianos (PROHAITI), uma parceria entre a Universidade e a Embaixada do Haiti no Brasil, é a principal forma de ingresso dos estudantes haitianos. O Programa objetiva contribuir com a integração dos imigrantes haitianos à sociedade local e nacional por meio do acesso aos cursos de graduação da UFFS.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27 de novembro de 2024
Informe UFFS
25 de novembro de 2024
Eventos