Aberto processo seletivo para auxílios socioeconômicos de 2020
Também estão abertas as seleções para auxílio-ingresso e auxílio emergencial

Publicado em: 03 de fevereiro de 2020 10h02min / Atualizado em: 04 de fevereiro de 2020 14h02min

Para propiciar auxílio financeiro aos estudantes de graduação, está aberto processo seletivo para a concessão de auxílios socioeconômicos em 2020. O objetivo é fortalecer as condições de frequência, permanência e êxito nas atividades acadêmicas no período letivo de 2020, por meio da oferta de auxílio socioeconômico aos estudantes de graduação na modalidade presencial em situação de vulnerabilidade socioeconômica, visando igualdade de oportunidades e melhoria do desempenho acadêmico, como forma de prevenir e minimizar situações de retenção e evasão.
Os auxílios são destinados aos estudantes ingressantes nos cursos de graduação pela modalidade de reserva de vaga e por processos seletivos especiais que são: Processo seletivo especial para acesso à educação superior da UFFS para estudantes haitianos (PROHAITI) e o Processo seletivo especial para o programa de acesso e permanência dos povos indígenas (PIN). Também é destinado para estudantes que tenham realizado sua análise socioeconômica e que estejam com o cadastro ativo, com índice de vulnerabilidade socioeconômica (IVS) de até 1.000.
As inscrições podem ser realizadas a qualquer tempo, conforme cronograma disposto no edital, até a data limite de 31 de outubro de 2020, exclusivamente pelo sistema online com a utilização de usuário e senha pessoal, disponível no endereço https://sas.uffs.edu.br/ . Neste mês de fevereiro, a data de inscrição se encerra na quinta-feira (06).
Todas as informações sobre as inscrições, seleção, valores, pagamentos e critérios estão disponíveis no edital Nº 28/GR/UFFS/2020 (disponível abaixo), que deve ser lido atentamento pelos estudantes.

AUXÍLIO-INGRESSO
O Auxílio-ingresso busca fortalecer as condições de permanência dos estudantes ingressantes regularmente matriculados em cursos de graduação da UFFS nos momentos iniciais da vida universitária.
O auxílio se destina a estudantes que ingressaram através do PROHAITI; PIN; SiSU, de acordo com a reserva de vagas da modalidade V3222; e SiSU regulado pelo EDITAL Nº 1176/GR/UFFS/2019, de acordo com a reserva de vagas das modalidades L1, L2 e L9 e também modalidade L10 do processo seletivo de vestibular unificado UFSC/UFFS (edital nº 14/2019/COPERVE), desde que atendam pelo menos a dois dos seguintes critérios: mudança de sua cidade de origem para estudar na UFFS; situação comprovada de alteração abrupta de renda, desemprego do estudante e/ou de membro do grupo familiar nos últimos dois meses; renda per capita bruta de até um salário-mínimo, de acordo com a análise da Comissão Permanente de Aferição de Renda do Processo Seletivo da UFFS.
A inscrição para o  Auxílio-ingresso deverá ser realizada no Setor de Assuntos Estudantis (SAE) dos campi, nos horários de funcionamento estabelecidos pelo setor em cada campus, até a data limite de 05/04/2020. Todas as informações sobre o Auxílio e as inscrições estão no Edital Nº 26/GR/UFFS/2020 (disponível abaixo).

AUXÍLIO EMERGENCIAL
O auxílio emergencial é destinado a estudantes que apresentem dificuldades socioeconômicas, de caráter emergencial e eventual, que agravem a situação de vulnerabilidade e coloquem em risco a sua permanência na universidade.
As inscrições serão realizadas a qualquer tempo, no Setor de Assuntos Estudantis (SAE) dos campi, nos horários de funcionamento estabelecidos pelo setor em cada campus, até a data limite de 10 de novembro de 2020.
As informações completas sobre o auxílio emergencial estão no Edital Nº 25/GR/UFFS/2020 (disponível abaixo).