Publicado em: 29 de abril de 2011 08h04min / Atualizado em: 21 de março de 2017 10h03min
O termo de cessão de uso de uma área de 42,2064 hectares do Incra à Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) foi assinado na sexta-feira (29), em Laranjeiras do Sul. Com isso, a UFFS iniciará, em breve, suas obras para o campus definitivo, que deverá atender às atividades acadêmicas a partir de 2012.
Estiveram na solenidade, o vice-reitor da UFFS, Antônio Andrioli, o presidente do Incra, Celso Lisboa de Lacerda, o diretor do Campus Laranjeiras do Sul, Paulo Henrique Mayer, o superintendente estadual do Incra, Nilton Bezerra Guedes, o prefeito de Nova Laranjeiras, Eugenio Milton Bittencourt, o prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva, o prefeito de Porto Barreiro, João Costa de Oliveira, além de professores, alunos e técnico-administrativos do campus. A comunidade também prestigiou a cerimônia, lotando o centro comunitário do Assentamento 8 de Junho.
O prefeito de Porto Barreiro, como presidente do Conselho de Desenvolvimento do Território Cantuquiriguaçu (Condetec), ressaltou o reconhecimento a todos os que estiveram empenhados para a instalação da UFFS em Laranjeiras do Sul. O superintendente estadual do Incra, Nilton Bezerra Guedes, destacou que a cessão foi feita com muito esforço e dedicação, já que famílias estavam assentadas no espaço cedido, e foram realocadas. “Nosso próximo passo será a doação definitiva, o que faremos o mais breve possível”.
O presidente do Incra iniciou falando sobre como se faz reforma agrária. “Não é o Incra sozinho, mas o Incra com o clamor da sociedade”. Comentou que a UFFS é a primeira universidade federal do país dentro de um assentamento. “Isso vai gerar muito desenvolvimento para a região. Estou muito orgulhoso desse processo”.
Conforme o diretor do campus, Paulo Mayer, o momento de cessão é extremamente importante. Segundo ele, somente o projeto de urbanização utiliza cerca de 40 hectares de área. Além disso, o curso de Engenharia de Aquicultura necessita de tanques para a criação de peixes, com uso de seis a sete hectares; 20% do espaço precisa ser utilizado para reserva legal; há a necessidade de áreas de experimentação agrícola (bovinocultura, caprinocultura, ovinocultura, criação de aves e suínos) e a instituição precisa estar preparada para futuras expansões. “Com a cessão, damos, assim, o pontapé inicial para a obra. Temos, inclusive, a licença prévia do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para começar o trabalho. Recebemos a informação que na segunda-feira (2) inicia a terraplanagem na área”, finalizou o diretor.
O vice-reitor lembrou que a UFFS nasceu da luta social. “Quando o presidente do Incra fala que a reforma agrária surge da vontade da sociedade, destaco que a UFFS nasceu da dupla luta: da sociedade e também do governo. Nosso desafio é construirmos uma universidade pública, democrática e popular”.
Ele explicou sobre a importância da cessão da área para a instituição e comentou sobre a política de expansão do governo federal. “A UFFS hoje comemora, reconhece o esforço do governo federal na construção dessa universidade, que parte de um pressuposto muito avançado de expansão, a interiorização do ensino superior”.
Sobre o futuro da instituição, Andrioli destacou que “a cessão da área permite que segunda-feira possamos iniciar a obra em Laranjeiras do Sul”. Também anunciou que o reitor, Jaime Giolo, esteve em Brasília recentemente, e, com isso, a instituição aguarda a possibilidade de novas nomeações de professores e técnico-administrativos e novos concursos públicos.
Eleição do Condetec
Durante o evento, foi realizada a eleição do Conselho de Desenvolvimento do Território Cantuquiriguaçu (Condetec). Elemar Cezimbra, que também é coordenador Administrativo do campus, foi eleito presidente por unanimidade. Conforme Cezimbra, o Condetec – formado por organizações governamentais e não-governamentais - foi o espaço mais amplo de articulação para a luta pela instalação da UFFS em Laranjeiras do Sul. “O Condetec sempre teve claro durante os debates, que a UFFS teria papel muito importante para o desenvolvimento do território. Agora ela é realidade”, ressaltou.
Sobre a UFFS - Campus Laranjeiras do Sul
- 42 professores
- 33 técnico-administrativos
- 17 terceirizados
- 500 estudantes
- Cinco cursos
- Área do campus definitivo: 45 hectares doados em maio de 2010 pelas prefeituras de Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu, Nova Laranjeiras e Laranjeiras do Sul; 42,2064 hectares cedidos pelo Incra no dia 29 de abril de 2011.Também foi assinado um protocolo de intenções, que prevê a doação de outros 15 hectares de área de reserva legal e outros 100 hectares, que devem servir para a construção de um Centro de Pesquisa em Aquicultura e uma Reserva de Preservação da Biodiversidade. A intenção, segundo o vice-reitor, é aprofundar a relação com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Incra para cooperações futuras.
- Obras: A terraplanagem para a construção de um prédio de cinco mil metros quadrados deverá iniciar na segunda-feira (2)
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS
19 de novembro de 2024
Eventos