Audiência Pública do PDI da UFFS é realizada no Campus Chapecó

Publicado em: 07 de dezembro de 2012 08h12min / Atualizado em: 24 de março de 2017 14h03min

Na tarde de quinta-feira (06), docentes, técnico-administrativos em educação e discentes participaram da audiência pública do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no Campus Chapecó.

A abertura da audiência foi realizada pelo reitor da UFFS, Jaime Giolo, o coordenador da Unidade Bom Pastor, Antônio Valmor de Campos, o coordenador da Unidade Seminário, Darlan Kroth, e o pró-reitor de Planejamento, Vicente de Paula Almeida Junior.

No primeiro momento do evento, Vicente de Paula Almeida Junior fez uma explanação de como se chegou à versão preliminar do PDI, a qual foi disponibilizada no site da instituição. O pró-reitor também explanou sobre os eixos do PDI que são: perfil institucional; projeto pedagógico; cronograma de implantação e desenvolvimento; perfil do corpo docente; organização administrativa; políticas de atendimento aos discentes; infraestrutura; avaliação e acompanhamento e aspectos financeiros e orçamentários.

Na sequência, foi aberto o espaço para recepcionar e acolher as contribuições sistematizadas do Campus e um tempo para considerações e observações sobre as propostas apresentadas. No final da audiência foi feita a entrega formal das propostas por meio de uma declaração.

De acordo com o reitor da UFFS, Jaime Giolo, o PDI será um documento de referência para a própria prática institucional. “Todos os setores administrativos mandaram contribuições para esse documento, mas queríamos ter discussões amplas e abertas em todos os campi, por isso essas audiências”, afirmou.

Para o pró-reitor de Planejamento (UFFS), Vicente de Paula Almeida Junior, construir um PDI numa universidade multicampi não é tarefa simples, é complexa. “Nossa universidade está em plena construção, cursos não foram reconhecidos, não possuímos egressos, há muito o que consolidar. Construir um documento, um texto que revela o nosso estado é um grande desafio. Por isso, a importância de um documento aberto que procura desenhar as principais características dessa instituição”, concluiu.

O que é o PDI?

De acordo com a minuta do PDI, o plano “identifica a instituição no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e que pretende desenvolver”. Ainda conforme o documento, “se revelam não somente informações quantitativas consolidadas, mas, sobretudo, as particularidades do percurso administrativo e pedagógico, histórico e político que caracterizam a natureza da UFFS desde a sua criação e a atual fase de implantação”.

Em sua estrutura, o documento deverá conter os nove eixos temáticos, sendo: 1. Perfil institucional; 2. Projeto pedagógico institucional - PPI; 3. Cronograma de implantação e desenvolvimento da Instituição e dos cursos (presencial e a distância); 4. Perfil do corpo docente; 5. Organização administrativa da IES; 6. Políticas de atendimento aos discentes; 7. Infraestrutura; 8. Avaliação e acompanhamento do desenvolvimento institucional; e 9. Aspectos financeiros e orçamentários.

PDI nos campi

As próximas audiências públicas para discussão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFFS estão marcadas para o dia 11 de dezembro, no Campus Cerro Largo, e no dia 17, no Campus Laranjeiras do Sul.