Campi da UFFS promovem atividades alusivas ao Mês da Consciência Negra
Programação reserva atividades em cinco campi na quarta e na quinta-feira

Publicado em: 19 de novembro de 2019 17h11min / Atualizado em: 20 de novembro de 2019 13h11min

A programação alusiva ao Mês da Consciência Negra tem atividades programadas para esta semana em cinco campi da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Confira a programação:
Campus Cerro Largo
Na quinta-feira (21), ocorre a mesa-redonda "Literaturas africanas de língua portuguesa e afro-brasileira em perspectiva", organizada pelo Grupo de Estudos Relações Étnico-raciais na Educação Básica. O evento tem coordenação do professor Demétrio Alves Paz, com início às 14h, no Auditório do Bloco A do Campus.

Campus Laranjeiras do Sul
Está em andamento a exposição de fotos em referência ao Mês da Consciência Negra, no saguão do Bloco A do Campus.

Campus Erechim
Na quarta-feira (20), das 18h45 às 19h30, no Saguão do Bloco A do Campus, ocorre a exibição dos curtas:
Preto no branco
Ah, branco. Dá um tempo!
O dia em que Dorival encarou a guarda

Na quinta-feira (21), das 15h às 19h, no saguão do Bloco A (Feira de Economia Solidária), acontece Oficina de Abayomi.

Campus Chapecó
No dia 20, no horário de intervalo das aulas, no espaço entre os blocos do Campus, ocorre o evento  Apresentações Culturais Haitianas:
Poesia Preta: Microfone aberto
Sarau de Poesia /Jogral / Plenária
A inscrição pode ser realizada no momento das atividades.

Campus Realeza
Na finalização das atividades da Semana Afro e Indígena, no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, haverá a palestra “Racismo e Injúria Racial e seus Aspectos Jurídicos”, com o advogado Bruno Alves Lima. A palestra inicia às 13h e será no Auditório do Bloco A. Logo após, será realizada uma roda de conversa sobre o NEABI, com apresentação do núcleo, enfatizando também empoderamento e representatividade.

Campus Passo Fundo
No Campus Passo Fundo está em exposição um varal com imagens que remetem ao Dia da Consciência Negra. O evento é organizado pelo Setor de Assuntos Estudantis e pela Assessoria de Cultura do Campus.

Podcast FronteiraCast - Episódio especial Dia da Consciência Negra

Esse episódio é apresentado pelo estudante Vinícius dos Reis (graduando do curso de Ciência da Computação no Campus Chapecó) com a participação especial dos convidados: Fernanda Pinheiro (graduanda da Curso de Letras no Campus Chapecó), Rosângela Maria Huning (assistente social do Centro de Referência em Direitos Humanos e Igualdade Racial Marcelino Chiarello, da UFFS) e Matheus Eduardo Borsa (graduando do Curso de História no Campus Chapecó, integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas - NEABI). Eles apresentam um debate sobre a importância dessa data.
O projeto PodUFFS é coordenado pelo professor Fernando Bevilacqua, do Campus Chapecó.

O conteúdo do episódio especial Dia da Consciência Negra estará disponível a partir dessa quarta-feira (20) no endereço do Podcast FronteiraCast.