Publicado em: 10 de junho de 2013 07h06min / Atualizado em: 28 de março de 2017 09h03min
O Campus Erechim da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) vai receber os participantes da Segunda Audiência Pública, organizada pela instituição com o apoio do Conselho Estratégico Social (CES). O encontro será no próximo sábado, dia 15, e terá como tema “Que Universidade? Para qual desenvolvimento?”. Além da comunidade universitária dos cinco campi da UFFS, são esperados representantes de entidades, associações, instituições. O evento é aberto à participação de toda a comunidade.
Como preparação à Audiência Pública, foram realizadas uma série de pré-audiências nos campi de Chapecó (SC), Erechim (RS), Cerro Largo (RS), Laranjeiras do Sul (PR) e Realeza (PR), durante o mês de maio. Conforme Cleber Ceccon, presidente da Comissão Organizadora da II Audiência Pública e vice-presidente do Conselho Estratégico Social da UFFS, as audiências preparatórias foram importantes, “pois possibilitaram um maior envolvimento e participação das comunidades”. De acordo com Ceccon, as propostas consensuadas durante os encontros nos campi serão relatadas durante a Audiência Pública e depois discutidas em grupos temáticos.
Para Ilton Benoni da Silva, diretor do Campus Erechim, “um ponto importante é que, com a Audiência Pública, se reforça e consolida a abertura de diálogo entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa para definição de um projeto dialogado, compartilhado, desenhado na argumentação pública”. Para Benoni, as discussões com a comunidade “fortalecem a ideia de Universidade, de um projeto coletivo, democrático. Vivemos a expectativa de um evento representativo, com grande participação, já que estaremos recebendo representantes da comunidade acadêmica e externa dos cinco campi da UFFS.”
Sobre o diálogo com a comunidade externa que momentos como as audiências públicas possibilitam, o reitor da UFFS, Jaime Giolo, diz que este é um dos princípios da organização institucional da UFFS. Por isso, segundo o dirigente, foram instituídas as audiências públicas como debates amplos e abertos, realizadas todos os anos e de forma itinerante nos cinco campi. “A primeira funcionou mais como uma prestação de contas. Neste ano vai haver um incremento nos debates e tematizações futuras, que servem para delinear o que está por vir”, pondera Giolo.
Sobre outra novidade em relação à primeira edição, Jaime Giolo avalia que as pré-audiências locais, conduzidas pelas direções dos campi e pelos conselhos comunitários, foram participações importantes, as quais indicam uma vitalidade muito maior nas discussões. Segundo o reitor, “esse modelo deve ser adotado para as próximas audiências públicas promovidas pela UFFS”. Especificamente sobre a II Audiência que acontecerá no Campus Erechim, diz que a expectativa é das melhores, pois “será possível ter ideia sobre os olhares que as comunidades e sociedade civil organizada estão tendo a respeito da UFFS”.
A II Audiência Pública da UFFS será realizada no auditório da UFFS – Campus Erechim, no horário das 10h às 17h.
O endereço é Avenida Dom joão Hoffmam, 313 - Bairro Fátima, junto ao Seminário Nossa Senhora de Fátima.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS