Publicado em: 28 de novembro de 2012 07h11min / Atualizado em: 24 de março de 2017 14h03min
"Construir um Plano de Desenvolvimento Institucional [PDI] para uma universidade multicampi é um grande desafio”. Esta afirmação partiu do pró-reitor de Planejamento da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Vicente de Paula Almeida Junior, que coordenou a primeira audiência pública do PDI, no Campus Realeza, na tarde de terça-feira (27). O mesmo evento será realizado nos demais campi da instituição para que seja construído o plano que norteará as ações da UFFS para os próximos quatro anos.
A audiência pública contou com a participação de docentes, discentes, técnicos-administrativos em educação e da comunidade externa. “O PDI é um momento único para que a universidade possa consolidar as grandes linhas de atuação em relação às suas políticas. Como foi nossa primeira audiência, avalio como muito positiva. Foi um ambiente de muita tranquilidade, de propostas e discussões de alto nível e que, certamente, irão contribuir para a confecção dessa peça importante”, destacou Almeida Junior.
Ao final da audiência pública, o diretor do Campus Realeza, João Alfredo Braida, assinou a declaração de entrega das propostas sistematizadas pelo Campus, dando publicização e legitimação aos documentos elaborados durante as reuniões dos grupos de trabalho. “Aproveito para agradecer a participação e o trabalho de todos que contribuíram para delinear o que pensa o Campus Realeza. Foram dois meses de debates a respeito do documento base, inserindo o que a comunidade acredita que deva constar no PDI. O que apresentamos mostra os consensos e as diferenças que temos de concepção de universidade, mas isso é também positivo”, destaca Braida.
Acompanharam o evento a diretora de Registro Acadêmico, representando a Pró-reitoria de Graduação, professora Andressa Sebben; o diretor de Pós-Graduação, representando a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, professor José Carlos Radin; o secretário Especial de Tecnologia e Informação, Braulio Adriano de Mello; o secretário Especial de Laboratórios, Sergio Luiz Alves Junior; o secretário Especial de Gestão de Pessoas, Henrique Dagostin; o coordenador Acadêmico do Campus Realeza, Antonio Marcos Myskiw; o coordenador Administrativo do Campus Realeza, Jaci Poli.
O que é o PDI?
De acordo com a minuta do PDI, o plano “identifica a instituição no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e que pretende desenvolver”. Ainda conforme o documento, “se revelam não somente informações quantitativas consolidadas, mas, sobretudo, as particularidades do percurso administrativo e pedagógico, histórico e político que caracterizam a natureza da UFFS desde a sua criação e a atual fase de implantação”.
Em sua estrutura, o documento deverá conter os nove eixos temáticos, sendo: 1. Perfil institucional; 2. Projeto pedagógico institucional - PPI; 3. Cronograma de implantação e desenvolvimento da Instituição e dos cursos (presencial e a distância); 4. Perfil do corpo docente; 5. Organização administrativa da IES; 6. Políticas de atendimento aos discentes; 7. Infraestrutura; 8. Avaliação e acompanhamento do desenvolvimento institucional; e 9. Aspectos financeiros e orçamentários.
PDI no Campus Realeza
Para contribuir com a formulação do PDI, o Campus Realeza instituiu uma comissão para organização do fórum de discussão, envolvendo a comunidade acadêmica e externa.
Durante os meses de outubro e novembro, foram realizadas mesas-redondas, de forma complementar, com os temas “A Universidade no contexto histórico atual: embates e desafios” e “O desenvolvimento e a expansão da UFFS - Campus Realeza no contexto regional”, as quais atenderam os dois primeiros eixos temáticos do PDI.
Nesse período também foi definido os grupos de trabalho de natureza temática e setorizada, vinculados aos demais eixos do documento, o que culminou na socialização e na sistematização das propostas.
PDI nos outros campi
A próxima audiência pública do PDI será realizada no dia 5 de dezembro, às 13h30min, no auditório do Campus Erechim. Quando finalizadas todas as audiências, as contribuições de cada campus serão sistematizadas, para submeter a versão final do PDI à apreciação do Conselho Universitário.
Confira abaixo as datas das audiências públicas para discussão do PDI da UFFS:
05 de dezembro
Campus Erechim
06 de dezembro
Campus Chapecó
11 de dezembro
Campus Cerro Largo
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS