Campus Realeza recebe a primeira audiência pública para discussão do PDI da UFFS

Publicado em: 28 de novembro de 2012 07h11min / Atualizado em: 24 de março de 2017 14h03min

"Construir um Plano de Desenvolvimento Institucional [PDI] para uma universidade multicampi é um grande desafio”. Esta afirmação partiu do pró-reitor de Planejamento da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Vicente de Paula Almeida Junior, que coordenou a primeira audiência pública do PDI, no Campus Realeza, na tarde de terça-feira (27). O mesmo evento será realizado nos demais campi da instituição para que seja construído o plano que norteará as ações da UFFS para os próximos quatro anos.

A audiência pública contou com a participação de docentes, discentes, técnicos-administrativos em educação e da comunidade externa. “O PDI é um momento único para que a universidade possa consolidar as grandes linhas de atuação em relação às suas políticas. Como foi nossa primeira audiência, avalio como muito positiva. Foi um ambiente de muita tranquilidade, de propostas e discussões de alto nível e que, certamente, irão contribuir para a confecção dessa peça importante”, destacou Almeida Junior.

Ao final da audiência pública, o diretor do Campus Realeza, João Alfredo Braida, assinou a declaração de entrega das propostas sistematizadas pelo Campus, dando publicização e legitimação aos documentos elaborados durante as reuniões dos grupos de trabalho. “Aproveito para agradecer a participação e o trabalho de todos que contribuíram para delinear o que pensa o Campus Realeza. Foram dois meses de debates a respeito do documento base, inserindo o que a comunidade acredita que deva constar no PDI. O que apresentamos mostra os consensos e as diferenças que temos de concepção de universidade, mas isso é também positivo”, destaca Braida.

Acompanharam o evento a diretora de Registro Acadêmico, representando a Pró-reitoria de Graduação, professora Andressa Sebben; o diretor de Pós-Graduação, representando a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, professor José Carlos Radin; o secretário Especial de Tecnologia e Informação, Braulio Adriano de Mello; o secretário Especial de Laboratórios, Sergio Luiz Alves Junior; o secretário Especial de Gestão de Pessoas, Henrique Dagostin; o coordenador Acadêmico do Campus Realeza, Antonio Marcos Myskiw; o coordenador Administrativo do Campus Realeza, Jaci Poli.

O que é o PDI?

De acordo com a minuta do PDI, o plano “identifica a instituição no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e que pretende desenvolver”. Ainda conforme o documento, “se revelam não somente informações quantitativas consolidadas, mas, sobretudo, as particularidades do percurso administrativo e pedagógico, histórico e político que caracterizam a natureza da UFFS desde a sua criação e a atual fase de implantação”.

Em sua estrutura, o documento deverá conter os nove eixos temáticos, sendo: 1. Perfil institucional; 2. Projeto pedagógico institucional - PPI; 3. Cronograma de implantação e desenvolvimento da Instituição e dos cursos (presencial e a distância); 4. Perfil do corpo docente; 5. Organização administrativa da IES; 6. Políticas de atendimento aos discentes; 7. Infraestrutura; 8. Avaliação e acompanhamento do desenvolvimento institucional; e 9. Aspectos financeiros e orçamentários.

PDI no Campus Realeza

Para contribuir com a formulação do PDI, o Campus Realeza instituiu uma comissão para organização do fórum de discussão, envolvendo a comunidade acadêmica e externa.

Durante os meses de outubro e novembro, foram realizadas mesas-redondas, de forma complementar, com os temas “A Universidade no contexto histórico atual: embates e desafios” e “O desenvolvimento e a expansão da UFFS - Campus Realeza no contexto regional”, as quais atenderam os dois primeiros eixos temáticos do PDI.

Nesse período também foi definido os grupos de trabalho de natureza temática e setorizada, vinculados aos demais eixos do documento, o que culminou na socialização e na sistematização das propostas.

PDI nos outros campi

A próxima audiência pública do PDI será realizada no dia 5 de dezembro, às 13h30min, no auditório do Campus Erechim. Quando finalizadas todas as audiências, as contribuições de cada campus serão sistematizadas, para submeter a versão final do PDI à apreciação do Conselho Universitário.

Confira abaixo as datas das audiências públicas para discussão do PDI da UFFS:

05 de dezembro

Campus Erechim

 

06 de dezembro

Campus Chapecó

 

11 de dezembro

Campus Cerro Largo