Centro de Atendimento ao Migrante assina acordo de cooperação técnica com a UFFS
Acordo prevê, principalmente, ações de educação

Publicado em: 07 de junho de 2023 14h06min / Atualizado em: 07 de junho de 2023 16h06min

Com o objetivo de somar esforços para planejar e organizar ações que resultem no atendimento de questões relacionadas ao público migrante, especialmente na promoção de integração educacional, social e econômica, o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), em Caxias do Sul, e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) fecharam um acordo de cooperação técnica para realização de atividades conjuntas.

O entendimento das instituições é de que a comunidade migrante da região de abrangência da UFFS e do CAM, além da sociedade em geral, serão beneficiados, uma vez que a população migrante representa uma parcela bastante significativa da população local e de sua força de trabalho. Entre os mais diferentes serviços públicos acessados por migrantes está a educação.

“Esse acordo reforça a relevância do CAM também da porta para fora, ao levar ações de responsabilidade social e acesso a migrantes e refugiados para diversos espaços, como universidades, faculdades e centros universitários. Ter essa parceria formal com uma universidade federal como a UFFS é muito importante para fomentar também a questão de qualificação técnica para os nossos processos de auxílio a essa população”, diz o advogado de migrações do CAM, Adriano Pistorello.  

Realização de eventos, como palestras e seminários, divulgação de processos seletivos para ingresso da população migrante no ensino superior, esclarecimentos a respeito da validação de diplomas, cursos de línguas, pesquisas, estudos técnicos e científicos são algumas das atividades que CAM e UFFS devem se auxiliar mutuamente.

De acordo com a diretora de Políticas de Graduação, Rosenei Cella, a UFFS foi a primeira universidade pública brasileira a criar uma política específica para ingresso no ensino superior dos imigrantes recentes residentes no Brasil, que se materializou quando da criação do Prohaiti em 2013. O primeiro ingresso de alunos ocorreu no ano letivo de 2014. 

Atualmente, o programa vigente na Instituição é o Pró-imigrante, que se caracteriza por um conjunto de serviços, projetos e ações articuladas com as demais políticas institucionais e acadêmicas, que visam ao fortalecimento das condições de acesso, permanência, êxito nas atividades acadêmicas dos estudantes e ainda buscam tornar a universidade mais conhecida pela população imigrante, de maneira a possibilitar que mais pessoas tenham acesso à educação superior.

As instituições e seus atendimentos

Pertencente a Congregação das Irmãs Missionárias Borromeo-Scalabrinianas e que compõe a Província Maria Mãe dos Migrantes, o Centro de Atendimento ao Migrante é uma organização da sociedade civil que, desde 1984, oferece serviços de acolhimento a imigrantes, refugiados, apátridas e pessoas vítimas de tráfico, na serra gaúcha. O foco é a orientação para regularização de documentos, advocacy, empregabilidade e saúde mental, entre outras formas de integração à sociedade brasileira.

Como braço de responsabilidade social da Associação Educadora São Carlos (AESC), o CAM ofertou um total de oito serviços em 2022, cujo impacto, apenas no que tange ao quantitativo de atendimentos à população migrante, chega a mais de 12 mil. 

Neste ano, o CAM tem como foco dar continuidade ao trabalho já consolidado, qualificando processos de reportes, captação de recursos e serviços administrativos, de maneira a projetar as ações realizadas também fora da instituição. 

A UFFS é uma instituição federal multicampi e, tradicionalmente, desde 2014, quando da implementação do Prohaiti, ofertou vagas em processo seletivo especial específico aos migrantes haitianos.  Já foram formados ou estão em fase final da graduação 15 alunos haitianos, nos mais variados cursos do Campus Chapecó. 

Em 2022, a UFFS realizou processo seletivo unificado dos programas Prohaiti e Pró-imigrante e ampliou o acesso ao ensino superior para candidatos de todas as nacionalidades. Em razão da grande concentração de haitianos em Chapecó e região, a maior parte dos estudantes aprovados continuou sendo dessa nacionalidade

O próximo ingresso via processo seletivo do Pró-imigrante ocorre em 2024.1, e o edital está previsto para ser publicado no mês de outubro de 2023, totalmente on-line, abrangendo diversas nacionalidades e reforçando o compromisso da Instituição com as causas migratórias. Mais informações podem ser buscadas no site uffs.edu.br ou pelo e-mail proimigrante@uffs.edu.br.