CNPq define mudanças para o censo dos grupos de pesquisa

Publicado em: 16 de outubro de 2012 08h10min / Atualizado em: 24 de março de 2017 10h03min

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) realiza, em 2013, o 10º Censo do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil – DGP. Para isso, o Conselho desenvolveu um novo sistema, mais ágil e com novas funcionalidades e conteúdo.

No novo modelo, a Produção CT&I, por exemplo, não será mais a soma de todas as produções dos seus participantes: o líder deverá selecionar, entre as produções participantes, aquelas que são específicas do grupo. O módulo de técnicos também está sendo reformulado e se equiparará aos de pesquisadores e estudantes, que demandam CPF e Currículo Lattes. O sistema também terá um novo módulo de colaboradores estrangeiros (sem a exigência de Currículo Lattes) e guardará o histórico dos participantes.

De acordo com o CNPq, as mudanças implementadas são resultantes de trabalhos de uma comissão de avaliação do processo, que buscou críticas e sugestões e procurou soluções de problemas técnicos já apontados pela comunidade científica e pelo próprio Conselho.

O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Joviles Trevisol, ressalta a importância de os professores, técnicos e estudantes ficarem atentos às mudanças. “O Lattes e o DGP são as principais plataformas de gerenciamento da informação científica e técnológica do país. É fundamental integrá-las e mantê-las sempre atualizadas. Por isso, peço aos nossos docentes pesquisadores, em especial aos líderes dos grupos de pesquisa, atenção especial e empenho quanto à atualização permanentemente o Currículo Lattes; orientação dos estudantes bolsistas de pesquisa a se cadastrarem na Plataforma Lattes e atualizarem os seus dados; cadastramento dos estudantes bolsistas de pesquisa no Diretório dos Grupos de Pesquisa; e à orientação aos técnicos cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa a terem o seu Currículo Lattes atualizado. Pois todos os estudantes bolsistas e técnicos cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa precisam estar cadastrados na Plataforma Lattes. Lembro aos docentes que ingressaram na UFFS recentemente a atualizarem as suas informações no Lattes, quanto ao vínculo funcional”, frisou.

A realização do censo está prevista para o primeiro semestre de 2013, e, devido às mudanças, é importante que os pesquisadores e estudantes iniciem desde já a atualização dos seus Currículos Lattes. E como o novo DGP exigirá o currículo também dos técnicos, significa que todos os participantes precisarão ter seus currículos no CNPq.