Coleção Ensino de Ciências recebe propostas de livros
A coleção é disponibilizada pela Editora UFFS.

Publicado em: 22 de agosto de 2022 15h08min / Atualizado em: 24 de agosto de 2022 15h08min

A fim de garantir espaço para a sistematização qualificada de resultados de pesquisa, reflexões sobre a ação docente, bem como aprendizagens advindas de experiências a serem compartilhadas sobre o ensino de Ciências, a Editora UFFS disponibiliza a Coleção Ensino de Ciências.

Idealizada pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC/UFFS) e pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM), a Coleção possui, na coordenação, os professores e pesquisadores da UFFS Roque Ismael da Costa Güllich, Rosangela Inês Matos Uhmann e Rosemar Ayres dos Santos. Eles explicam que a proposta principal é acolher e publicar originais para divulgar o conhecimento científico produzido na área de Ensino de Ciências, no que se refere principalmente a pesquisas, porém também são recebidos estudos que tenham relatos e práticas.

A Coleção Ensino de Ciências se coloca como um espaço de qualidade e público, ou seja, para todas as instituições de ensino e pesquisa do país e do exterior. Para os coordenadores, é de fundamental importância ter estudos e pesquisas para fundamentar e facilitar a formação de novos professores e pesquisadores na área.

Em maio deste ano, o primeiro volume, intitulado “Pesquisas, vivências e práticas de Educação em Saúde na Escola” foi publicado, organizado pelo docente da Universidade Federal do Pará (UFPA) Ronaldo Adriano Ribeiro da Silva e pelo docente da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Tiago Venturi. Esta é uma das características da Coleção Ensino de Ciências: envolver pesquisadores de diferentes instituições brasileiras e estrangeiras.

No volume 1, além desses pesquisadores e outros de várias instituições brasileiras, há autores ligados à Universidade do Minho (Braga, Portugal) e à Universidade El Bosque (Colômbia). Segundo os coordenadores da Coleção, o primeiro livro possibilitou a diversidade de abordagens e de instituições que abordaram a temática da Educação em Saúde com muita qualidade, chamando a discussão para a escola, espaço e tempo privilegiado para este debate.

Neste momento, está em produção o segundo volume, intitulado “Proposições e novos olhares ao Ensino de Ciências”, além de outros dois que estão em avaliação por pareceristas ad hoc. O recebimento de livros para compor a Coleção Ensino de Ciências ocorre em fluxo contínuo, pelo e-mail editora@uffs.edu.br.

Diferentes conceitos, metodologias, processos e abordagens/perspectivas de ensino e pesquisa na área são aceitos, em temas como: História e Epistemologia da Ciência; Didática e Metodologias de Ensino; Políticas Públicas; Currículo; Formação de Professores; Experimentação; Educação Ambiental; Gênero e Sexualidade; Práticas de Ensino; Tecnologias da Informação e Comunicação; Ensino de Biologia de Física e de Química. São bem-vindas discussões com escopo no ensino e na formação de professores em Ciências.

Informações detalhadas sobre como organizar o livro a ser submetido à Editora UFFS para integrar e qualificar a coleção estão disponíveis no link Projeto Coleção Ensino de Ciências, na página da Editora UFFS.

 

*Texto da estagiária Luana Poletto, sob supervisão da jornalista Flávia R. Durgante