Publicado em: 22 de agosto de 2022 15h08min / Atualizado em: 24 de agosto de 2022 15h08min
A fim de garantir espaço para a sistematização qualificada de resultados de pesquisa, reflexões sobre a ação docente, bem como aprendizagens advindas de experiências a serem compartilhadas sobre o ensino de Ciências, a Editora UFFS disponibiliza a Coleção Ensino de Ciências.
Idealizada pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC/UFFS) e pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM), a Coleção possui, na coordenação, os professores e pesquisadores da UFFS Roque Ismael da Costa Güllich, Rosangela Inês Matos Uhmann e Rosemar Ayres dos Santos. Eles explicam que a proposta principal é acolher e publicar originais para divulgar o conhecimento científico produzido na área de Ensino de Ciências, no que se refere principalmente a pesquisas, porém também são recebidos estudos que tenham relatos e práticas.
A Coleção Ensino de Ciências se coloca como um espaço de qualidade e público, ou seja, para todas as instituições de ensino e pesquisa do país e do exterior. Para os coordenadores, é de fundamental importância ter estudos e pesquisas para fundamentar e facilitar a formação de novos professores e pesquisadores na área.
Em maio deste ano, o primeiro volume, intitulado “Pesquisas, vivências e práticas de Educação em Saúde na Escola” foi publicado, organizado pelo docente da Universidade Federal do Pará (UFPA) Ronaldo Adriano Ribeiro da Silva e pelo docente da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Tiago Venturi. Esta é uma das características da Coleção Ensino de Ciências: envolver pesquisadores de diferentes instituições brasileiras e estrangeiras.
No volume 1, além desses pesquisadores e outros de várias instituições brasileiras, há autores ligados à Universidade do Minho (Braga, Portugal) e à Universidade El Bosque (Colômbia). Segundo os coordenadores da Coleção, o primeiro livro possibilitou a diversidade de abordagens e de instituições que abordaram a temática da Educação em Saúde com muita qualidade, chamando a discussão para a escola, espaço e tempo privilegiado para este debate.
Neste momento, está em produção o segundo volume, intitulado “Proposições e novos olhares ao Ensino de Ciências”, além de outros dois que estão em avaliação por pareceristas ad hoc. O recebimento de livros para compor a Coleção Ensino de Ciências ocorre em fluxo contínuo, pelo e-mail editora@uffs.edu.br.
Diferentes conceitos, metodologias, processos e abordagens/perspectivas de ensino e pesquisa na área são aceitos, em temas como: História e Epistemologia da Ciência; Didática e Metodologias de Ensino; Políticas Públicas; Currículo; Formação de Professores; Experimentação; Educação Ambiental; Gênero e Sexualidade; Práticas de Ensino; Tecnologias da Informação e Comunicação; Ensino de Biologia de Física e de Química. São bem-vindas discussões com escopo no ensino e na formação de professores em Ciências.
Informações detalhadas sobre como organizar o livro a ser submetido à Editora UFFS para integrar e qualificar a coleção estão disponíveis no link Projeto Coleção Ensino de Ciências, na página da Editora UFFS.
*Texto da estagiária Luana Poletto, sob supervisão da jornalista Flávia R. Durgante
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS