Publicado em: 21 de fevereiro de 2013 08h02min / Atualizado em: 27 de março de 2017 10h03min
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) publicou a Portaria 127/UFFS/2013, que constitui a Comissão para Elaboração da Política de Moradia Estudantil na instituição. A comissão é formada por seis servidores e um representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) de cada campus.
O grupo terá quatro atribuições: I - Levantar informações sobre as moradias estudantis nas IFES brasileiras; II - Fazer estudo de viabilidade sobre a construção de moradias estudantis nos campi da UFFS; III - Promover debates, sobre o assunto, envolvendo todos os membros da comunidade acadêmica da UFFS; e IV - Elaborar um estatuto de acesso, permanência e convivência para os estudantes que virão a residir nas moradias estudantis da UFFS, se for o caso.
Inicialmente, a tarefa da comissão será levantar informações sobre as experiências das moradias estudantis nas universidades federais brasileiras. Conforme o presidente da comissão e secretário especial de Assuntos Estudantis, Maurício Bozatski, a comissão também fará visitas para conhecer as experiências de outras instituições. Depois dessa fase, segundo Bozatski, serão promovidos debates para que toda comunidade possa participar das discussões. Além disso, a comissão vai buscar trazer pessoas com experiências expressivas sobre moradias estudantis no país para qualificar os encontros.
Por fim, de acordo com o presidente, a comissão deverá apresentar à comunidade acadêmica um relatório detalhado do levantamento das informações, dos encontros e um estatuto de acesso, permanência e convivência a ser implantado como modelo de gestão das casas estudantis na UFFS.
Composição da comissão
Para Bozatski, a presença de servidores de diversos setores da administração da UFFS oportunizará um estudo mais completo sobre a Política de Moradia Estudantil da UFFS. Para isso, membros da Diretoria de Políticas da Graduação da Pró-Reitoria de Graduação, servidores da Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura, da Pró-Reitoria de Planejamento e da secretaria Especial de Obras compõem a comissão.
Outro ponto a ser ressaltado, conforme Bozatski, é a presença de estudantes indicados pelos DCEs dos cinco campi. “Os estudantes poderão assim, na condição de pares juntos aos membros da administração da UFFS, empossados nesta comissão, sugerir, orientar e coordenar os processos que apresentarão os resultados dos trabalhos da mesma”, finalizou.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS